segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

ÁLVARO SIZA BY NECA MACHADO (AMAZÔNIA)


BY- NECA MACHADO (JORNALISTA-AMAZÔNIA)

(FOTOS- NECA MACHADO)

Terminou ontem, 02 de fevereiro de 2020 no Museu de Serralves na cidade do Porto-Portugal a exposição do acervo do Arquiteto português ÁLVARO JOAQUIM DE MELO SIZA, denominada de IN-DISCIPLINA, referente ao título a uma nota escrita em um de seus cadernos, o evento comemora 20 anos de fundação do Museu, e o público foi fiel ao trabalho do renomado arquiteto, o evento estava lotado de cidadãos do mundo, que na entrada se podia perceber o número de línguas faladas, do chinês ao português, vim da Amazônia e como jornalista, não poderia deixar de conhecer um pouco de sua história, que também tem obras realizadas no Brasil.


Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933.

Estudou Arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954.
Foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde exerce a sua profissão.
É membro: da American Academy of Arts and Sciences; é "Honorary Fellow" da RIBA/Royal Institute of British Architects; da BDA/Bund Deutscher Architekten; “Honorary Fellow” e “Honorary FAIA” da AIA/American Institute of Architects; da Académie d'Architecture de France; da Royal Swedish Academy of Fine Arts; da IAA/International Academy of Architecture; Sócio Honorário e Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos Portugueses; da American Academy of Arts and Letters.

História custodial e arquivística
O Arquivo Álvaro Siza Vieira, composto por 40 projetos de arquitetura, encontrava-se até abril de 2016, no Atelier do arquiteto. Foi efetuada a transferência da documentação para a Biblioteca da Fundação de Serralves, tendo-se iniciado uma intervenção no espólio que teve a duração de 14 meses.

O tratamento arquivístico do Arquivo Álvaro Siza Vieira envolveu uma ingerência desde o estudo preliminar, recenseamento e incorporação, análise documental, estudo do produtor e do contexto da produção, descrição arquivística e indexação, conservação preventiva, restauro e acondicionamento e finalmente a elaboração de um plano de classificação, de acordo com as normas internacionais - ISAD(G) e ISAAR(CPF) -, e com as orientações da Direcção-Geral de Arquivos (ODA). (fundação Serralves)


ÁLVARO SIZA - IN/DISCIPLINA

DE 19 SET 2019 A 02 FEV 2020
Nome: Álvaro Siza
Disciplina: tão pouca quanto possível


(FOTOS- NECA MACHADO- 02.02.2020)


Esta nota confessional - certo dia escrita por Álvaro Siza na guarda interior de um dos seus cadernos de desenho, de formato escolar - serviu de ponto de partida para esta exposição comemorativa do 20.º aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Álvaro Siza:in/disciplina revela-nos a salutar inquietude e a insubmissão do seu método criativo que, forjado no cruzamento entre saberes, culturas, geografias, obras e autores, sustentou, ao longo de mais de seis décadas, um constante questionamento da arquitetura a partir, simultaneamente, do que está dentro e fora da disciplina.

Com base em trinta projetos realizados entre 1954 e 2019 (construídos ou não), a exposição percorre a trajetória de Álvaro Siza, desde o período da sua formação até à sua plena afirmação autoral, através das suas leituras, dos seus cadernos de esquissos e registos de viagem, dos retratos que dela fizeram fotógrafos e amigos, das publicações seminais que as publicaram e do testemunho pessoal de muitas personalidades que com ela se cruzaram ao longo do tempo.


Curadores da exposição: Nuno Grande e Carles Muro

A exposição é organizada pela Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, Porto, com a contribuição fulcral do seu Arquivo Álvaro Siza, do Álvaro Siza Fonds do Canadian Centre for Architecture (CCA), Montréal, e do Arquivo Álvaro Siza da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), Lisboa.

Imagem: Álvaro Siza, image from Sketchbook nº110. Col. Álvaro Siza Fonds - Canadian Centre for Architecture, Montréal (CCA).