domingo, 1 de março de 2020

MORTAL


CORONAVÍRUS, UM INIMIGO MORTAL INVISÍVEL

LOJA FECHADA EM PORTUGAL


O MUNDO não se preparou para uma guerra invisível, um vírus descoberto na China, epicentro do surto, está causando estragos e devastação no MUNDO, uma verdadeira guerra sem armas nucleares e sem soldados com tecnologia mortal.

Estive recentemente em Genebra onde se reuniu a cúpula da saúde mundial para debater o problema, e me surpreendi andando pelas ruas, onde NÃO vi ninguém com proteção, moro em Portugal, onde ando de metrô e ônibus que aqui são chamados de autocarros e comboio, e NADA de limpeza nos carros e nem pessoas usando proteção, sou especialista em projetos de saúde, e as doenças virais são transmissíveis em sua maioria pelo ar, o que observo é o número crescente de pessoas com gripe, tocando na boca e depois pegam nas cadeiras, e nos suportes das conduções coletivas, ai está o problema.

A devastação que o CORONAVÍRUS está fazendo não tem dimensão dos prejuízos causados, lojas grandes, verdadeiros centros de comercio popular de produtos da China, estão fechando.

 Ontem fui a Gaia, uma cidade em Portugal próxima do Porto e me surpreendi com o fechamento de uma Loja tradicional CASA CHINA que tem milhares de clientes por dia, ESTAVA FECHADA.

As bolsas de valores despencam, restaurantes asiáticos tendo prejuízos inigualáveis, o turismo em países como Itália, China, Indonésia..., já contam seus prejuízos, navios de cruzeiros com passageiros contaminados também perderam clientes, um dos maiores festivais de Moda na Itália foi mostrado ao público por videoconferência.

Órgãos que tratam da saúde mundial PARECE que não estavam preparados, agora correm contra o tempo, onde mais de 100 mil já foram contaminados e o número de mortos cresce assustadoramente.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu que os países adotem todos os esforços possíveis para uma eventual "pandemia", termo adotado para uma doença infecciosa que atinge muitas pessoas de forma simultânea ao redor do mundo.
Nos últimos dias, os casos de infecção fora da China deixaram de estar diretamente ligados a viajantes que em algum momento passaram pela cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto — apesar de não haver dúvidas de que a doença surgiu ali.
Isso acendeu o alerta das autoridades de saúde ao redor do mundo, e o temor de uma perda de controle da doença derrubou Bolsas de Valores para além da Ásia.”