quarta-feira, 27 de junho de 2018

SABOR COM VERSO E PROSA (NECA MACHADO)


DELICIAS DA NECA MACHADO-AMAZONIA

“Sabor com Verso e Prosa...”



“Do latim coquīna, a cozinha é o sítio no qual se prepara a comida. Pode ser o ambiente destinado a essa tarefa num lar ou o espaço específico num restaurante, por exemplo. Na cozinha, de um modo geral, pode-se lavar, cortar, ferver, assar, fritar ou ainda guisar os alimentos, entre outras possibilidades. ”
NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 150 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 16 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Coautora da Obra bilíngue português e inglês “Faz de Conto” lançada em Genebra em 28.04.2018, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

(Bolinho de Aviú com pesto de Manjericão)



“Cozinhar”

“Não é um ato rotineiro, é um ato de prazer e amor, em valorizar produtos e sentidos” (Neca Machado)

(Bolinho de Piracuí)



          Dona IZABEL MACHADO, orgulhosamente minha MÃE, deixou-me um legado inestimável, SOU SUA SUCESSORA nos sabores e nas descobertas da gastronomia.
Muitos descendentes HERDAM bens, materiais e imateriais, mas, MUITOS não sucedem seus legados, apenas herdam, apenas tomam emprestados o que não lhes pertenciam por justiça ou por merecimento.

MAMÃE era uma eximia QUITUTEIRA, sim, fazia como ninguém, seus verdadeiros QUITUTES com sabores caboclos, sem conhecimentos científicos, sem uma noção acadêmica do que era uma COZINHA CRIATIVA.


COZINHAR - transitivo direto e intransitivo
preparar (alimentos) através da ação do fogo ou de qualquer outro processo; cozer.
"cozinhou batatas para o almoço"

Mamãe desde a década de 40 já fazia a COZINHA CRIATIVA.



Suas delicias tinham características regionais, seus sabores viajavam pela perfeição CABOCLA origem de sua história de vida.
Nunca escutou falar de gastronomia, de nutrição, de segurança alimentar….
Mas seus produtos tinham “segurança alimentar”
Não gostava de “alimento sem sabor”
Me orientou que:
Carne tem que ter TEMPERO.
E assim, segui seus ensinamentos.
Em minhas viagens pelo mundo, e lá se vão mais de 15 Países, sim, Países, e dezenas de cidades pela EUROPA, Oceania, América do Sul, jamais deixei de visitar um verdadeiro Mercado de Produtos alimentícios, e de degustar sabores expostos em vitrines ou restaurantes populares ou renomados como em Lisboa o Restaurante RAMIROS, e no Porto, o RESTAURANTE ESCONDIDINHO, na Alemanha o Zum Baeren, na Argentina, o Santos Manjares, na Espanha em La Coruna, o Restaurante Marisqueria....



Lugares lindos, cheio de encanto ao olhar, cheios de sabores a se viajar e a descobrir encantos escondidos em cada erva, em cada fruto do Mar, em cada colher cheia de magia.

E assim, fui desenvolvendo, minhas habilidades na arte de COZINHAR.
·         Sou apenas uma CURIOSA amante de sabores,
·          Gosto da pimenta moderada em cada paladar,
·         Gosto de limão ao temperar um fruto do mar,
·         Gosto de ervas frescas a perfumarem minhas descobertas,
·         GOSTO DE FLOR DE SAL DO ALGARVES,
·         Gosto de pimenta e cominho no feijão,
·         Gosto da sensação
·         Ao finalizar um prato.


“COZINHAR é prazer,
Amor e paixão em sorver, absorver, descobrir...
Se envolver, com perfumes, com aromas e com a emoção.”



(carré com creme de tucupi)

(Maminha ao molho de alho e limão)

(Pernil no Tucupi)


(Salmão ao azeite extra virgem com salada de brocolis e semente de alho)