quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

CASA MUSEU MARTA ORTIGÃO SAMPAIO-PORTO-PORTUGAL

NECA MACHADO VISITA A CASA MUSEU
(FOTO- NECA MACHADO)
Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio
A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, instalada num edifício de 1958 projetado pelo arquiteto José Carlos Loureiro, abriu ao público em 1996. As coleções de pintura, mobiliário e joalharia, herdadas e reunidas por Marta Ortigão Sampaio (31.07.1897 / 26.03.1978) e legadas ao Município do Porto em 1978, evocam o ambiente de que se rodeou em vida.
(FOTO- NECA MACHADO)

A coleção de pintura é dominada pela corrente naturalista que carateriza as últimas décadas do século XIX, destacando-se as obras das pintoras Aurélia de Souza e Sofia de Souza, suas tias.
(FOTO- NECA MACHADO)

Do espólio de mobiliário, constituído por peças europeias, orientais e portuguesas datadas dos séculos XVII ao XX, sobressaindo um contador cíngalo-português do século XVII e uma estante giratória art nouveau - Louis Majorelle.

(FOTO- NECA MACHADO)


O museu integra ainda a coleção de joias de uso pessoal de Marta Ortigão Sampaio, com exemplares representativos dos modelos da joalharia tradicional e erudita dos séculos XVII ao XX, destacando-se a variedade tipológica, de técnicas e de materiais desta coleção. Rodeia a Casa um jardim aberto ao público no mesmo horário de funcionamento.
(FOTO- NECA MACHADO)



A Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio foi objeto de uma intervenção integrada num conjunto de trabalhos de modernização e valorização nos museus municipais a desenvolver entre 2016 e 2018, conforme projeto do Município do Porto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (NORTE 2020), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), beneficiando de melhoramentos nas acessibilidades, receção, loja e espaços expositivos, tendo já reaberto ao público. 
(FOTO- NECA MACHADO)



Rua de Nossa Senhora de Fátima, 291. 4050-428 Porto
Terça a domingo 10h00 - 17h30