terça-feira, 16 de maio de 2017

AS BONECAS DE LAURA HAASE E AS OBRAS DE JOAN MIRÓ

AS BONECAS DE LAURA HAASE (05 anos)- Norte-Amazônia.




Por: Neca Machado (Sua avó paterna)

BIOGRAFIA
Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)





Em 2017 o catalão nascido em Barcelona JOAN MIRÓ faria 124 anos, e um centenário depois, nasce no extremo norte da Amazônia, uma bela menina de olhos de mel, chamada LAURA HAASE, que ainda só sabe escrever seu nome, agora que fez 05 anos.
Laura não sabe quem é Joan Miró, nem conhece suas bonecas, e nem sabe de suas obras, mas, sou sua AVÓ, e amo arte, e recentemente fui a exposição de obras originais de Joan Miró no Museu de Serralves em Porto-Portugal-2017, e lá vendo as obras de Miró, lembrei de LAURA que ficou na Amazônia.
E me transportei na imaginação para um encontro de LAURA e Miró.


A imaginei desenhando suas BONECAS, a imaginei sorrindo com seus traços de menina doce e cheia de vida, viajando como magia por um cenário infantil onde as Bonecas seriam a temática central.
E como por encanto: no dia das Mães 14.05 de 2017 retorno ao Amapá e recebo a presença angelical de LAURA que docemente me presenteia com suas BONECAS MAGICAS.


Com traços surrealistas como que saídos das obras de Joan Miró, LAURA viaja por seu universo de magia, e entre sorrisos, diz que vai me DESENHAR.
E um século depois no extremo norte da Amazônia, sou uma BONECA de LAURA saída das telas de Miró.
Quando menina, minha mãe me chamava de Boneca, com o passar dos anos, restou NECA.
E agora meio século depois, sou modelo de LAURA, retratando as BONECAS DE MIRÓ, que tanto admirei na exposição do Museu em Portugal-2017.


A vida é sempre um curso de magia, basta acreditarmos, basta sonharmos e ao acordar teremos a sensação das frustações ou dos desejos realizados.

OBRIGADA LAURA HAASE, por este belo presente IMPAGAVEL.



·         Joan Miró i Ferrà   (Nasceu em Barcelona, 20 de abril de 1893  e faleceu em Palma de Maiorca, em 25 de dezembro de 1983.