domingo, 27 de maio de 2018

+MORRE PAULINHO TUPINAMBÁ E JOSÉ MARIA DO SEU RAIDÔ


O LAGUINHO ESTÁ DE LUTO


Por: Neca Machado

“Sejam fortes e corajosos,
todos vocês que esperam no Senhor!”
Salmos 31:24

Não tenha medo, não se desanime ou desespere, pois quem é justo e tem Deus no coração sabe que a recompensa será sempre superior à dor. 

+26.05.2018 – MORRE PAULINHO TUPINAMBÁ



O Bairro do Laguinho no Amapá, perde um de seus mais irreverentes personagens e morador. PAULINHO TUPINAMBÁ

          Nasci na antiga Avenida Nações Unidas no coração do bairro do Laguinho no estado do Amapá há quase 57 anos.
E durante muitos anos fui vizinha do PAULINHO TUPINAMBÁ, e de sua família.
Ele foi um morador que cresceu conosco, as casas na mesma rua, traduziam sentimentos de pessoas simples, mas, cheia de paixão pela vida, porte baixo, jeito singular de menino, fala mansa, mas, com uma característica somente sua de saber traduzir em BOM HUMOR a rotina e a peculiaridade do nosso caboco tucuju.

Mamãe DONA IZABEL MACHADO era uma eximia MERENDEIRA, QUITUTEIRA de mão cheia, além de um ser humano espetacular, vendia no Boêmios do LAGUINHO, CCA, nas festas escolares, etc... e depois que deixou de vender atrás do CCA, vendia na frente de nossa casa, na esquina da Avenida Nações Unidas com Rua José Serafim, e nas tardes de comercialização de seus quitutes, ela tinha a MOLECADA do bairro que amava seus croquetes de pão e carne e suas bananas fritas cheias de canela.

E um desses meninos falantes era PAULINHO TUPINAMBÁ. Que amava seus croquetes de pão.

Não sei sua idade, era mais jovem do que eu.

Vinha de uma família numerosa, seu pai José Tupinambá, e Dona Alice sempre muitos discretos eram nossos clientes da Quitanda que mamãe conservava para ajudar com as despesas, Dona Izabel era arrima de família e sustentava seus filhos sozinha, orgulhosa e guerreira.
O tempo passou, cada um seguiu seu rumo, mas sempre que eu encontrava PAULINHO TUPINAMBÁ, lá estava ele com suas alegrias, lembrando dos croquetes de Mamãe, contando causos peculiares, sorrindo da própria estória cheia de emoção, constituiu família com a filha de uma Pioneira do bairro, foi pai, e amigo dos seus amigos.

Há pouco tempo deparei me com uma faixa na esquina da Rua São José na casa da Tia Geralda, amigos se solidarizando com a dor de PAULINHO que fazia tratamento fora do Amapá, ele tinha amigos sim.

Paulinho partiu.
Mas sua alegria contagiante, seu bom humor, seu amor pelo Amapá e pelo bairro do Laguinho, não serão esquecidos.
*Foi uma semana cheia de saudades no bairro que comemora aniversário, mas sem motivos para alegrias, MORREU TAMBEM ZÉ MARIA, filho do seu Raidô, PROFISSIONAL dedicado de muitos anos da Varig Amapá, morreu também Dona Bené esposa do seu Abelardo, e tem muita gente doente, precisando de afeto dos próprios moradores do bairro do Laguinho, que hoje são MINORIA.
PAULINHO TUPINAMBÁ foi influente, conseguiu mudar o nome da Avenida Nações Unidas para o nome de seu pai JOSÉ TUPINAMBÁ.
 Que seu nome seja também motivo de homenagens em um estado que ele amou intensamente.