domingo, 29 de dezembro de 2019

CONTO : UM SONHO, UMA REALIDADE...(ESTÁ NA OBRA: FLOR DE NATAL 2019)


“UM SONHO DE NATAL, UMA REALIDADE. ”

(Conto está na Obra LUSA - FLOR DE NATAL 2019)
Lançamento foi no Porto- 14.12.2019



(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 25 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018 e 2019. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)


“UM SONHO DE NATAL, UMA REALIDADE. ”

O barulho da maré no cais me embriagava.

E EU, uma simples “Caboca” nortista, parida no coração da Amazônia, com a rotina das aguas barrentas do Rio Amazonas, fazendo parte do meu quintal, com o barulho dos Periquitos fazendo festa na época de Mangas, com o Sol forte do meio do mundo a queimar meu rosto afrodescendente.

EU só queria mesmo (em sonhos) era ver as belas luzes de Natal na Europa, uma bela lembrança que tinha visto em uma velha revista em um consultório médico, que me deu até vontade de rasgar a página.

“O SONHO NUNCA MORREU”

Cada vez que o Natal chegava, ele se fortalecia.
E em silencio, um dia pedi a São Benedito na igreja do bairro afrodescendente onde nasci, que me concedesse a graça de ver o Natal na Europa.
Tantos desejos, tantos sonhos, tantas metas, e muitos que ficaram pelo caminho sem ser realizados.
Os anos foram se passando, amadureci, e na porta dos 50 anos, senti definitivamente que ENVELHECI.

Mas o SONHO de ver as belas Luzes de Natal na Europa, nunca morreu.
Depois de meio século, atravessei o Oceano Atlântico pela primeira vez, como que embriagada por um sabor de vinho do Porto que nunca tocara em meus lábios.
“No sonho, sorvia um vinho frutado do Porto, que penetrava em meu corpo, como magia, adocicado como o sabor de uma fruta irreal, cheio de encantamento, como se fosse um dia dedicado ao “Boto” em festa de acasalamento na Amazônia.

E como por encanto:

Minha primeiras Luzes de Natal na EUROPA, aconteceram.
Vi casas iluminadas de milhares de gotas de Luzes na Alemanha, e ACORDEI.
Era a REALIDADE!
Sim, o SONHO tornara-se REALIDADE!
Na Oceania na Austrália, vi milhares de Luzes de Natal, em casas, ruas e Igrejas...
Na Alemanha, elas se multiplicaram, morei lá três meses.
Na Espanha fui ao êxtase.

Em Portugal, onde agora definitivamente escolhi para ser minha última morada, o ápice me contagiou, vi a beleza de lojas tradicionais iluminadas, vi e passeei em ruas como a Via Catarina, cheia de Luzes, coloridas, como um céu de estrelas na Terra, caminho para a felicidade, continuei a caminhar e vi vitrines cheias de magia e beleza, como que saídas de contos de fadas, reais em presépios únicos e belos, encantadores.
E quase meio século depois de ver aquela velha revista jogada num canto qualquer do passado...

MEU SONHO É REALIDADE.


VI, E CONTINUO A VER AS BELAS LUZES DE NATAL NESTE DEZEMBRO NA EUROPA, gotas de pura felicidade.


ISSO É FELICIDADE.
BASTA ACREDITAR.