quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

IPVA - ABSURDO INACEITAVEL

ABSURDOS INACEITÁVEIS.

Como PROPRIETÁRIA DE UM VEICULO AUTOMOTOR POPULAR, eu deveria me sentir feliz, por possuir um veiculo, mas, é com tristeza que vejo o meu dinheiro que ganho com muito SUOR, ir para o lixo,  PAGUEI NESTA SEMANA MIL REAIS por um imposto que nada me trás de beneficio, o que deveria retornar como beneficio do que PAGO, não volta, não temos ruas trafegáveis, estradas que possam ser consideradas verdadeiros tapetes, escolas sem condições, HOSPITAIS DE INDIGENTES nos tratando como mendigos.... O que percebo é que MEU dinheiro institucionaliza um PAIS de miseráveis, porque ele vai para a BOLSA FAMILIA, quando deveria na realidade ir para projetos capazes até de me proporcionar um Mestrado.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) é um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o art.º 155, III da Constituição Federal.
O IPVA tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor, não incidindo sobre embarcações e aeronaves. Os contribuintes deste imposto são os proprietários de veículos automotores. A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual, com base em critério próprio. A base de cálculo é o valor venal do veículo, estabelecido pelo Estado que cobra o referido imposto. De referir que a função do IPVA é exclusivamente fiscal. Em 2005, o estado que cobrava a maior alíquota era São Paulo, com 4% sobre o valor venal do veículo sendo que outros estados têm sua alíquota variando entre 1% e 3%.
Sendo o IPVA um imposto, é por defeito uma prestação pecuniária compulsória.

Para onde vai o imposto que pagamos?

O pagamento de impostos é um dever do cidadão. É também um dever do Estado informar para onde vão os recursos recolhidos.
Eles são fundamentais para promover o crescimento econômico e o desenvolvimento social do País.
O dinheiro que você paga em impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal, parte considerável retorna aos estados e municípios para ser aplicada nas suas administrações.
Recursos importantes são destinados à saúde, à educação, à programas de transferência de renda e de estímulo à cidadania, como o Fome Zero e o Bolsa Família.
Parte dos recursos obtidos com impostos vai para programas de geração de empregos e inclusão social, tais como:
- plano de reforma agrária; 
- crédito rural para a expansão da agricultura familiar; 
- plano de construção de habitação popular; 
- saneamento e reurbanização de áreas degradadas nas cidades.
Outra parte dos impostos arrecadados é destinada à:
- construção e recuperação de estradas; 
- investimentos em infra-estrutura; 
- construção de portos, aeroportos; 
- incentivos para a produção agrícola e industrial; 
- segurança pública; 
- estímulo à pesquisa científica, ao desenvolvimento de ciência e tecnologia; 
- cultura e esporte, e 
- defesa do meio ambiente.
Para saber mais sobre como o governo aplica os recursos arrecadados, acesso o sítio Mais Brasil para Mais Brasileiros .