quarta-feira, 2 de julho de 2014

MUSEU DO NEGRO DO AMAPÁ



MUSEU DO NEGRO NO AMAPÁ
Por > Neca Machado > Amapaense AFRO DESCENDENTE

Um dia recebi aqui na minha casa no entorno do Logradouro conhecido como POÇO DO MATO, e onde funciona o Memorial Poço do Mato e o Memorial da Neca Machado no bairro do Laguinho, a presença SINGULAR do Professor Paulino do Rosario que Eu gostava de chama-lo de Mestre Paulino.

Ele estava revoltado com o descaso das autoridades com a UNA- União dos NEGROS DO AMAPÁ.

Com um semblante de irritação ele me dizia >

“Neca, não podemos aceitar que o AFRO DESCENDENTE seja menosprezado. Por aqui abandonam TUDO, até as nossas tradições.

EU ACREDITO que no tumulo, o meu querido Mestre Paulino estava se remoendo.
Com a criação do MUSEU DO NEGRO.

O Amapá começa no LARGO DOS INOCENTES, sua historia está enraizada lá, e a historia dos NOSSOS PIONEIROS, JOGADA NO LIXO.

EU SOU BAIRRISTA SIM, e não abro mão de contribuir para a difusão da nossa historia, com recursos PROPRIOS faço homenagens a verdadeiros PIONEIROS DO AMAPÁ, para que a população não os esqueça.

ESCREVI MAIS DE 300 BIOGRAFIAS DE PIONEIROS.

Entreguei muitas delas a BIBLIOTECA Publica do Amapá, que me destinasse um espaço ao meu trabalho, mas, acredito que não tiveram interesse, porque um dia encontrei a radialista Terezinha Fernandes e ela me disse que tinha algumas COISAS minhas jogadas NUM CANTO.

Pois é minha cara Terezinha, ficamos JOGADOS NO CANTO DA HISTORIA, e o que ESCREVI com tanto sacrifício, VIROU COISA.

E O “MUSEU DO PIONEIRO” que deveria DENOMINAR O ESPAÇO DA CASA DA DONA ROSA TAVARES, porque lá era a casa da Professora QUITERIA ALMEIDA.
VIROU MUSEU DO NEGRO.

Eu sinto falta de apenas um exame de ordem na minha vida, que acho que nem vou fazer mais, para ser Advogada, vou ficar somente como Bacharel em Direito, porque entrava na Justiça pela MUDANÇA DO NOME em homenagem a verdadeira historia do Professor Paulino.

O NOME > “MUSEU DO PIONEIRO ESTÁ REGISTRADO EM MEU NOME E DE LUCAS SILVA.”

Por aqui a avenida Nações Unidas que deveria ser AVENIDA DOS PIONEIROS, ficou com um nome só de uma pessoa que NÃO REPRESENTA A COMUNIDADE DO BAIRRO DO LAGUINHO.

O MUSEU DO NEGRO . DEVERIA SER >

MUSEU DO PIONEIRO.

NOTA ZERO.