segunda-feira, 6 de novembro de 2017

www.manfredhaase.blogspot.com UM BLOG EM TUA HOMENAGEM

*MANFRED F. HAASE 




EU AMAVA FAZER COMIDAS BOAS E LINDAS PARA VOCE




(AGORA, NÃO TEREI MAIS PRAZER EM COZINHAR, EU COZINHAVA PRA VOCE, AMAVA VER TEU SORRISO, QUANDO COMIA MINHAS COMIDAS, AMAVA ARRUMAR A MESA SÓ PARA VOCE.)






*23.01.1944-DANZING-ALEMANHA +04.11.2017-PORTO

Engenheiro Mecânico Naval – APOSENTADO

ESCOLHEU VIVER NA AMAZONIA, mas, queria MORRER NA EUROPA- MORREU NA EUROPA-PORTUGAL
(Eu cumpri minha promessa)




(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)


NOSSA HISTORIA

Quando em 2003 conheci VOCE (Manfred F. Haase) jamais pensei que seria MEU GRANDE E “ÚNICO AMOR. ”
Eu que nem acreditava mais no AMOR, e ele veio, e ele ficou....


Um engenheiro ALEMÃO que estava em um site de relacionamento em busca de alguém para AMAR. Nem dava para acreditar. Escolhi casar com um australiano, e ai, Você se revoltou, mas quando o casamento de verdade não “deu certo”, voltei a me corresponder com você, e fomos “nos entendendo” depois de mil pedidos de desculpa por não ter escolhido Você primeiro.


Uma história irreal, Que tinha TUDO para não dar certo, não falava português, não conhecia o Amapá, e nem acreditava que ia morar tão longe, Você ainda trabalhava, estava para se aposentar, e eu prometi te esperar, e VOCE chegou, e, veio, intensamente entrando na minha vida como um furacão, EU que sempre fui tão destemida, tão ousada, tão irreverente, tinha ao meu lado alguém tão parecido a mim, meu inglês tão coloquial, e você ainda falava russo, sim sua mãe era russa, quando Danzig foi anexada a Alemanha, e fomos nos “entendendo”, e quando percebemos a língua nem fazia falta, Você tão cheio de etiquetas e de formalismos, tão EUROPEU, tão limpo, tão cheio de manias europeias, que para MUITOS, "os alemães são tão frios"....., Mas Voce, era um diferente, sorria, era alegre, tinha força nas mãos, quando apertava a mão de alguem, ele logo dizia que voce era muito forte..., se MODIFICOU, aprendeu a comer “minhas comidas” aprendeu a AMAR, o que EU AMAVA, aprendeu a gostar do que EU GOSTAVA, e era PARTE DE MIM, eu amava cozinhar só pra VOCE, fazia pratos lindos só para ver teu sorriso.

e você amava as frutas da Amazônia, com seus sabores exóticos, e adorava estar ao meu lado,

 quando alguém perguntava se você gostava da Amazônia,

"VOCÊ REPETIA: EU AMO A NECA."


E me amou tanto, tão intensamente, a sua maneira, que com a doença na porta, apenas disse a VOCÊ, não vou te ABANDONAR, confie em mim, vamos para a EUROPA, 

SE a doença vencer, 

VOCÊ vai ser CREMADO na EUROPA e suas cinzas jogadas no Oceano Atlântico, não queria morrer no norte do Brasil.

 Você foi engenheiro naval, andou tanto pelos oceanos e vai em sua despedida se integrar a ele, na EUROPA.
E vou cumprir.

Vai ser cremado em Portugal e jogarei suas cinzas no Oceano Atlântico.



MANFRED foi meu ÚNICO E VERDADEIRO AMOR.

Viajamos tanto, andamos tanto de carro pela Alemanha, andamos tanto de bicicleta pelos alpes, sorrindo, vivendo intensamente, e fomos tão felizes, SIM.
Sorrimos tanto,
Vivemos tanto, imensamente, intensamente,
Que não terei SAUDADES SUAS,


Sua presença será eterna em meu coração.
Sua lembrança estará em cada olhar ao meu redor, quando EU tocar em uma flor, lembrarei de seu sorriso, 
quando eu olhar e visitar  um Museu vou lembrar que voce me fez aprender a ter um olhar mais especial para a CULTURA mundial.
Com VOCE, aprendi a valorizar a CULTURA em todos os seus aspectos, na boa musica, na literatura, nas artes, no meio ambiente, na preservação....


Conheci tantos Museus na Alemanha,

 visitei com Você o quarto de Martinho Lutero, e você sorria quando eu dizia: Martinho Lutero, e me afirmava que na Alemanha ele se chamava Martin Luther
Quarto de Martinho Lutero no Castelo de Eisenach

Eu queria tanto ir a Holanda, e Voce dirigiu sem parar, e me levou na casa de Rembrandt em Amsterdam

Casa de Rembrandt na Holanda

e como me tornei Bacharel em Direito Ambiental, VOCE me levou a conhecer mais de 35 cidades só na Alemanha, de norte a sul, fui de Berlim a Lindau na fronteira com a Áustria para pesquisar COMPOSTAGEM, e meio ambiente na sua preservação.


 cresci ao teu lado, aprendi a ver o outro lado do Mundo, aprendi a querer o MELHOR da VIDA, COM VOCE, aprendi a saborear novos paladares, a descobrir novos horizontes.

Em tua homenagem, as MENINAS (NOSSAS NETAS) que chegaram, quando VOCE ainda estava em nossas vidas, tem o teu sobrenome: LAURA HAASE-5 anos e agora chegou LUNNA HAASE, 5 meses.
Laura Haase- 5 anos


Lunna Haase - 05 meses

EU sempre tive ORGULHO de Você na minha vida.

E na Catedral de Fatima em Portugal na Cova da Iria, onde estive recentemente, pedi e clamei a Nossa Senhora que VOCE NÃO SOFRESSE MAIS.
E ela me atendeu.


E hoje, +04.11.2017 na cidade do Porto-Portugal, as 12 horas, VOCE partiu, cerrou os olhos para DOR, porque o Câncer é DOR PURA na vida de quem recebe este estigma de sofrimento.
EU sempre escrevi que o câncer não é rosa, é NEGRO, sim é negro porque faz o mais forte dos Homens CHORAR DE DOR. E ELE VENCEU.
Mas você, foi na minha vida, o MEU GRANDE AMOR.

(Was zum Raube sich die Zeit erkoren, Morgen steht´s in neuer Blüte da; Aus zerstörung wid der Lenz geboren, Aus den Fluten stieg Urania;Wenn ihr Haupt die bleichen Sterne neigen,Strahlt Hyperion im Heldenlauf... Freie Tage steigen Lächeld über euern Gräbern auf." - F. Hölderlin (Hymne an die Freiheit , 1793)

(“Tudo quanto foi presa do tempo florescerá novamente amanhã, mais belo: a primavera nascerá da selvageria tal Urano nascendo das ondas. Quando as pálidas estrelas inclinam sua cabeça, Hipérion resplandece no seu trajeto heróico... Dias de liberdade se alçarão sorridentes sobre as vossas tumbas.”) - F. Hölderlin (Hinos à liberdade, 1793)

Hoje VOCE faz parte de um Hino a Liberdade como dizia seu compatriota germânico Holderlin.
Hoje Você não terá mais a DOR na sua vida, seus olhos abrirão amanhã em outro espaço celestial, E Você ateu, nem acreditava em Deus, mas, permitia que a minha prece clamasse sua libertação.
E ele me escutou.

EU SÓ QUERO TE AGRADECER pelo tempo que me dedicaste, pelo tempo que me amaste, pelo tempo onde EU fui realmente TEU AMOR.

E AO MEU LADO FOSTE FELIZ, SIM, ESCOLHESTE ME AMAR, E EU ESCOLHI TE AMAR.

 FOSTE FELIZ, SIM!
NÓS DOIS FOMOS FELIZES SIM!

NOSSA HISTORIA TEVE FELICIDADE


COMO EU FUI IMENSAMENTE FELIZ.
(DANKE, DANKE, DANKE.)