sexta-feira, 8 de junho de 2018

1º DIRETOR DO COLEGIO POLIVALENTE TIRADENTES- 1973


Lembranças de um Mestre

+07.06.2018 – LEONIL PENA AMANAJÁS
+81anos

“Leonil Aquino Pena Amanajás, filho de Alarico Pena Amanajás e Raimunda Pena Amanajás, nasceu no dia 9 de maio de 1937, na região do Arquipélago do Bailique, e foi no interior que passou quase toda a juventude. Mesmo sem qualificação no curso de magistério, lecionou na região rural durante 10 anos, como professor leigo.

(Acervo familiar)


Por :(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 150 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 16 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Coautora da Obra bilíngue português e inglês “Faz de Conto” lançada em Genebra em 28.04.2018, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

          “Talvez nem ele mesmo acreditasse, que a MAIORIA de seus ex alunos seriam as AUTORIDADES de agora. (Neca Machado) Século XXI.

São 45 anos em 2018.

          Década de 70, surge um novo ensino no Amapá, voltado para a capacitação de novos estudantes de uma região longínqua do País, no meio do mundo, no extremo norte do Brasil, na região norte, ano de 1973,

EU tinha 12 anos de idade.
O ensino era INOVADOR para a época.

E distante do centro de Macapá, se ergue no coração do bairro de Santa Rita, uma escola com o nome de POLIVALENTE TIRADENTES, criada através da Portaria 183/71 e inaugurada no dia 31 de março de 1973.

E COMO SEU “PRIMEIRO DIRETOR”, O PROFESSOR LEONIL PENA AMANAJÁS.
Eu (Neca Machado) como a maioria dos alunos que estudou no TIRADENTES, nós fomos e SOMOS DA PRIMEIRA TURMA, de 1973, viemos de várias escolas de Macapá, e fomos escolhidos como os melhores alunos, os que tinham as melhores notas para fazer parte da instituição e TODOS jamais esqueceriam o Professor LEONIL PENA AMANAJÁS.

Com sua simplicidade, mas com uma capacidade extraordinária de gestão, ele era mais, que um DIRETOR, era sim, um verdadeiro SER HUMANO despojado de vaidades, que com seu ar fraternal conduzia uma instituição que foi referência no Amapá, e ele nem tinha doutorado, mas era tratado por muitos como o DR. LEONIL. Sim, hoje ele foi o responsável pela formação de MILHARES DE DOUTORES COM DOUTORADO, e muitos deles com doutorado fora do Brasil, ele me fez ver o potencial que EU tinha para escrever, era uma menina de olhos de mel, falante, “atrevida” como um dia ele me qualificou, talvez no dia ficasse revoltada, mas na vida, aprendi, absorvi seus ensinamentos e CRESCI, como profissional e como ser humano, e hoje já são 16 obras literárias coletivas na EUROPA, aprendi a não ter medo, olhando pessoas como o PROFESSOR LEONIL PENA AMANAJÁS, que construiu um império na educação do Amapá, 

Só tenho que lhe agradecer.

PROFESSOR LEONIL PENA AMANAJÁS, conviveu com verdadeiros MESTRES na gestão do TIRADENTES.
Pelos corredores sua presença altiva era sempre notada ao lado de Niná Nakanish, Professor Leoves Teixeira, Professora Alvaneia, e sua companheira leal PROFESSORA ANA DELSA AMANAJÁS, e muitos Mestres renomados no Amapá que passaram pelo TIRADENTES.
De voz mansa e pausada, nunca escutei um grito com um aluno pelos corredores, ele tinha orgulho de tratar a TODOS como membros de sua própria família, era um verdadeiro PAI para seus estudantes.
E em pleno século XXI, onde a MAIORIA se tornou profissional, ele sim, deveria em seu íntimo lembrar e dizer: EU CONTRIBUI para tua formação.
Muitos são Advogados, Engenheiros, Administradores, Professores, Médicos.....
E TODOS FORAM ALUNOS DA PRIMEIRA TURMA DO POLIVALENTE TIRADENTES ANO DE 1973.
E voltei a encontra-lo de novo quando resolvi voltar a academia para me tornar BACHAREL EM DIREITO aos 45 anos em uma de suas instituições.

E aos domingos na Igreja Jesus de Nazaré, ele sentado na primeira fila com a esposa Ana Delsa, EU sempre sentava próximo, e voltava de novo a velha lembrança de ter estudado no POLIVALENTE TIRADENTES.

QUE BOM QUE O SENHOR PASSOU EM NOSSAS VIDAS.
QUE BOM TER APRENDIDO COM SEUS ENSINAMENTOS.