sábado, 2 de junho de 2018

ESQUECERAM O JANARY NUNES, EU HEIM!



ESQUECERAM O JANARY NUNES NO AMAPÁ





Por: Neca Machado


“No dia 1º de junho, eu não respeito o Senhor, eu saio gritando vivas ao nosso governador...”

          Conversando de maneira informal com a Pioneira Dona MACICA, anos atrás, uma referência do tradicional bairro do Laguinho em Macapá, já falecida, lembrei-me de algumas preciosidades sobre o 1º Governador Janary Nunes, que faria 106 anos se vivo estivesse no dia 1º de junho de 2018, contadas por ela que tinha uma memória invejável, e foi sua lavadeira.

Segundo ela (Dona MACICA) os antigos moradores do bairro do Laguinho, nunca deixaram desde que Janary Nunes chegou ao Amapá de comemorarem seu aniversário no dia 1º de junho, e as rodas de MARABAIXO, nosso tradicional referencial da cultura tucuju, acordavam antigos moradores ao som de tambores e vivas ao governador.

Se vivo estivesse em 2018, JANARY NUNES faria 106 anos, NO DIA 1º DE JUNHO.
E nas esquinas do Bairro do Laguinho, não teve sequer um som de batuque para o homenagear.

Não teve murtas cortadas nos campos do Curiau, levantadas em sua passagem.
Não teve fogos de artifícios para o seu aniversário, nem outdoors pela cidade.
Não teve um autofalante do Edivar Motta o homenageando com sua bela voz.
Os sinos da Igreja de São Benedito, nem tocaram,
Nem houve festa na Escola Barão do Rio Branco, pixada e abandonada.
Nem tem agua no Poço do Mato, pra ele lavar seu rosto, só tem fezes.
Nem teve um arco na avenida Fab, a principal da cidade feito com seu retrato por R. Peixe e Estevão Silva.
Mestre SACACA, nem estava no banco da Amizade sorrindo com o amigo RATO.
Nem PSIU APARECEU.
MARIA CUNHÃ nem deu sua risada gostosa,
Alice Gorda, nem dançou para Janary Nunes.
Falconery nem sambou,
Tia TEREZA, nem resmungou.
Dona IZABEL MACHADO, nem fez croquetes para a festa.
TIA FEFÊ não dançou com suas roupas primorosas,
MESTRE BOLÃO não estava na sua janela,
Nem TIA CHIQUINHA dançou MARABAIXO.
O cheiro do TUCUPI de TIA JOANA não perfumou o Laguinho
Nem o Açaí do RAMIRO, fez parte do banquete,
Não foram confeccionadas lembranças pelas hábeis mãos de NINÁ NAKANISH para presentear turistas,
Professor MUNHOZ, nem falou de suas viagens pelo mundo,
Não havia o riso de ZAIDE SOLEDADE.
E NEM, NEM, NEM......

E na feira do Igarapé das Mulheres encontrei um Caboco, e perguntei a ele, tu sabes que dia é hoje?
E falei do aniversário de JANARY NUNES. DIA 1º DEJUNHO.


CABOCO É CABOCO. “ Rindo me disse: Se não lembraram dele que construiu essa terra, tu achas que DIRA DE MIM,
VÃO LEMBRAR?
E EU DISSE:
É!
 NEM DE MIM TAMBÉM.