sábado, 8 de dezembro de 2018

UMA JUSTIÇA "INJUSTA"


08 de dezembro – DIA DA JUSTIÇA




Por: Neca Machado


 (BACHAREL EM DIREITO)

 “Não tenho ALCUNHA, TENHO PSEUDONIMO INTERNACIONAL, SÃO 20 livros assinados como NECA MACHADO – NA EUROPA.



 (Neca Machado)

BIOGRAFIA



Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 20 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, e 2018.  Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora em A Vida em Poesia 3- ano de 2018, coautora na obra Bilíngue inglês e português lançada em Zurique-2018 – Tributo ao Sertão, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)









Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo.

Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o princípio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.



DEUSA DA JUSTIÇA


Temis, filha do Céu e da Terra, ou de Urano e de Titéia, era irmã mais velha de Saturno e tia de Zeus (Júpiter).

O significado de seu nome é: “aquela que é posta, colocada“.  Empunha a balança, com que equilibra a razão com o julgamento

Temis criou as leis divinas que regem tudo. Em geral, possui tinha três subsistências; deusa da ordem natural, deusa da ordem moral e a deusa de profecia.



O papel do juiz é equilibrar justiça com compaixão. Garantir uma distribuição de poder que fornece limites justos que incentivam as pessoas a assumir a responsabilidade por suas ações.





Dia 08 de dezembro de 2018.

Um dia na história para se “refletir” sobre a verdadeira essência da expressão JUSTIÇA.


Sou afrodescendente, origem africana e portuguesa, sou independente, concursada, lucida aos 57 anos, e “descrente” de JUSTIÇA,

A palavra com grande significado em sua etimologia, não traduz o anseio de JUSTIÇA, e os menos esclarecidos, menos, aquinhoados, menos privilegiados, CLAMAM diariamente por JUSTIÇA.

E percebemos que a tal BALANÇA que simboliza as igualdades, sempre está pendendo para o lado dos MAIS FORTES, fortes em sua plenitude de DESIGUALDADES, sociais, de direitos basilares, referentes aos direitos mínimos de um cidadão desigual, que clama pelo exercício pleno da JUSTIÇA em sua totalidade prevista no artigo 5ª da Constituição Federal Brasileira, tão DESIGUAL.

DIREITO QUE DIZ QUE SOMOS IGUAIS PERANTE A LEI.



MAS QUE LEI É ESTÁ QUE NÃO NOS IGUALA?


QUE JUSTIÇA É ESSA QUE NÃO NOS OPORTUNIZA DIREITOS IGUALITÁRIOS? MINIMOS, COMO SAÚDE E EDUCAÇÃO, porque LAZER é LUXO.

Que balança é essa que pende só para um lado?

Que destrói sonhos,

Que destrói esperanças,

Que nos deixa desemparados de uma verdadeira JUSTIÇA SOCIAL.

Onde não percebemos claramente o equilíbrio da razão e do julgamento, tão presente na BALANÇA DA JUSTIÇA.

Onde CRIMINOSOS PERIGOSOS, praticam crimes hediondos, sim se apropriar de verbas da SAUDE e EDUCAÇÃO deveria ser CRIME HEDIONDO porque priva CIDADÃOS DIGNOS de terem saúde e conhecimento, porque o conhecimento, sim, é poder.

Criminosos que se utilizam de LACUNAS nas normas para irem DESFRUTAR de seus CRIMES em seus palácios construídos de dor e de fome de muitos que SOBREVIVEM DE MIGALHAS e de esmolas deixadas por verdadeiros LADRÕES DO DINHEIRO PUBLICO.







CLAMO AOS CEUS,

Clamo a Deusa da Justiça, que faça JUSTIÇA em punir CRIMINOSOS, que os deixe definhar em doenças malignas, os mutilando aos poucos, os fazendo perder a visão, os deixando com incontinência para que a SOCIEDADE saiba que houve JUSTIÇA PLENA.

PORQUE: LADRÃO É LADRÃO!

E DIREITO É NORMA.

“E JUSTIÇA É EQUILIBRIO DE DIREITOS PLENOS.”