sábado, 18 de janeiro de 2020

CONTO NA OBRA "MITOS E LENDAS" PUBLICADO EM PORTUGAL, EDIÇÃO ESGOTADA


Este Conto foi publicado em 02.07.2003 como Editora de Cultura do jornal DA
MITOLOGIA AMAPAENSE (Expressão registrada em cartório)

(OBRA, PUBLICADA EM PORTUGAL, EDIÇÃO ESGOTADA)
"O CONTO ESTÁ NA OBRA LUSA"


UM CLARÃO NA MATA
Estórias Recontadas por Neca Machado

(NECA MACHADO ESTÁ APOSENTADA, E MORA NA EUROPA)

Lá para as bandas do Carvão no município de Mazagão, a densa floresta escondia em seu seio, animais silvestres como: Paca, Cutia, Tatu, Aperema, Muçuã, Capivara, Veado, Caititu, Tracajá, Mucura, Macaco, etc…
Nos finais de semana, descendentes de afros se despiam de suas rotinas e adentravam na mata para a famosa “caça” de aventuras, e numa dessas noites em que a Lua serve de companhia, Camilo e Honorato resolveram “abicorar” a presa.

Os preparativos para a caçada foram planejados com antecedência, roupas surradas para espantar os insetos, querosene para a necessidade do fogo, um lampião, algumas garrafas de cachaça, e a famosa cartucheira “Maria” como gostavam de chama-la.

Os dois Compadres antes de caçarem a presa, resolveram prosear; Honorato o mais ousado, contava mentiras como se fossem verdades, chegava a salivar de satisfação com cada gesto pessoal que transformava em realidade; e dizia:…”se tu soubesses que peguei lá em Santana uma cabocla virgem que ela tremeu de tanta satisfação ia querer ficar três dias de cama, só do cansaço que ela me deu…” Ria alto das mentiras e o outro acompanhava balançando a cabeça sem parar, as vezes confirmava com um gesto de agrado, outras fazia um não de forma que não acreditava.

E assim a noite foi chegando sorrateira, a cachaça servia de companhia, um leve bate, bate nas canelas de alguns Maruins, e foi quando uma Luz forte apareceu de repente sem avisar e com ela um frio de fazer dó.
Honorato esfregou os olhos, virou-se para Camilo e disse: levanta a “Maria” (espingarda) que isso não é Bicho Compadre, “isso é alma de outro Mundo’.
Camilo como um fantasma branco de medo, sem um pingo de sangue no rosto, tentava segurar a arma e não conseguia, tremia feito uma vara verde, parece até que se mijou, foi quando uma pancada o acertou em cheio na nuca, e caiu desfalecido, o olho mal conseguia abrir, a dor de cabeça insuportável, a visão não se firmava e ele desfaleceu de vez.

Honorato descontrolado sem saber o que fazer desandou a correr feito um louco pela mata, chegou a um vilarejo mais próximo com um palmo de língua para fora dizendo: “ é uma Luz, é uma Luz…” Quando acordou a febre o consumia.
“A estória é um relato de Muitos dos Pioneiros que povoaram o interior do Amapá.
Continuo a reproduzir estórias do cotidiano Tucuju (Neca Machado)