sábado, 13 de junho de 2015

HEPATITE C > QUEBRE O SILENCIO





HEPATITE C, UMA DOENÇA VIRAL QUE ESTÁ MATANDO EM GRANDE ESCALA.

A HEPATITE C tornou-se uma EPIDEMIA não só no Brasil como no mundo, são milhares de PESSOAS PRODUTIVAS MORRENDO TODOS OS DIAS.
No Amapá o índice de contaminados é alarmante e não vemos uma política de saúde voltada para a prevenção e informação sobre a DOENÇA que muitos nem sabem que são portadores, descobrem quando a doença está em estado terminal e já contaminaram até membros da própria família.


Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C, muitas vezes descobre através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou quando aparecem os sintomas de doença avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois.
Hepatite C é um dos três tipos mais comuns de hepatite e é considerado o pior deles.
De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.
A hepatite C é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado, no caso de trabalhadores na área da saúde, ou por meio de drogas injetáveis. A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5%, ocorre no momento do parto. A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.
SAIBA MAIS
Alguns fatores contribuem para a contaminação por hepatite C. Estão dentro do grupo de risco para a doença.