sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ARTIGO - NECA MACHADO

A EDUCAÇÃO DAS RUAS
ELO ENTRE O DESENVOLVER E O SUICIDAR-SE.

Por > Neca Machado (Especialista em Educação Profissional, Administradora Geral, Licenciada Plena em Pedagogia, Jornalista Colaboradora, Artista Plástica em Impressionismo e Abstrato, Quituteira e Bacharel em Direito Ambiental)

O escritor e Psiquiatra Içami Tiba traduziu uma marca de uma educação nacional contestada por muitos de que QUEM AMA, EDUCA.
O AMOR não tem forma, nem formula, nem uma definição única, ele se traduz em somas de emoções, disciplinas, entendimentos e na complexidade dos conceitos que são singulares e subjetivos. SER MÃE para muitos é proteger, superproteger, afagar, controlar.... Mas a RUA EDUCA SIM. (Neca Machado)
Quantas vezes a maternidade nutre e separa.(?)

SUICÍDIO segundo conceituação cientifica:
Suicídio ou autocídio (do latim, sui, ou do grego autos: "próprio"; e do latim caedere ou cidium: "matar") é o ato intencional de matar a si mesmo. Sua causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar,esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo. Além da consideração nefasta do suicídio, há também avaliações positivas, sendo visto como uma vontade legítima ou um dever moral .

A RUA QUANDO EDUCA, mata.
Mata por DESEDUCAR.

Mata por não nutrir de caráter educativo quando alguém se nutre dessa educação nociva de LIBERDADE precoce, liberdade libertadora, liberdade sem limites.
E aí vem o suicidar-se sem causa, sem noção, sem motivo aparente. São as DROGAS licitas (álcool, cigarro, remédios...) e as ILÍCITAS (substancias psicoativas) Danosas e criminosas que MATAM qualquer um, sem idade, sem gênero, sem classe social, sedução para quem nunca experimentou, sedução no primeiro experimentar, sedução por pura sedução, até a DEPENDÊNCIA TOTAL.

A RUA EDUCA (Neca Machado)

Mas o acordar depois da RUA é transformador, desnorteador com seus problemas enigmáticos.
E agora? A quem recorrer? Se o Estado se exime sem políticas públicas no sistema de saúde sem condições, sem investimentos, sem tecnologia para DESINTOXICAÇÃO, proliferam clinicas milagrosas que nada tem de Milagres, e o SUICIDA NÃO MORRE SÓ.
Leva com ele a família toda.
Que precisa ficar vigilante para o proteger.
Mas, o mais grave é observarmos que dados estatísticos comprovam que as classes médias e alta estão infestadas de dependentes químicos e que autoridades que detém o poder quando possuem um familiar dependente químico ESCONDEM seus problemas quando poderiam transformar suas dores em soluções, elaborar LEIS mais eficazes para punir o traficante, não proporcionando a estes o direito de liberdade, confiscando de imediato seus bens para construção de centros de desintoxicação
Infelizmente AS RUAS CONTINUARÃO A EDUCAR. DESEDUCANDO.
MATANDO JOVENS EM PLENA CAPACIDADE PRODUTIVA, E MATANDO FAMILIAS.

“QUEM AMA EDUCA” ( Içami Tiba)

“A RUA TAMBÉM EDUCA E MATA” ( Neca Machado)