quarta-feira, 19 de agosto de 2015

HOMENAGEM A UMA VERDADEIRA PIONEIRA DO AMAPÁ, IRENE LIMA MARQUES


HOMENAGEM A UMA VERDADEIRA PIONEIRA DO AMAPÁ > DONA IRENE LIMA MARQUES

NASCEU > *05.04.1923
FALECIDA EM + 21.07.2015-AMAPÁ AOS 92 ANOS

Por > Neca Machado (Jornalista Colaboradora, Especialista em Educação Profissional e Bacharel em Direito)

Na antiga Avenida Nações Unidas no Bairro do Laguinho em Macapá-AP moravam e ainda moram inúmeros VERDADEIROS PIONEIROS, gente aguerrida, destemida que ajudou a construir o estado do Amapá, dentre elas uma valorosa MULHER > DONA IRENE LIMA MARQUES.

Eu convivi com Dona Irene, era amiga de minha Mãe Izabel Machado.
DONA IRENE foi casada com o carpinteiro SEU LALU.

Dona Irene Mãe de uma família numerosa que lembro de alguns de seus filhos dentre eles: Eduardo, Clodoaldo, Zequinha, Alarico, Carlito, Graça, e Laercio, e inúmeros Netos.
Minha Mãe era Quitandeira, e vendia Bananas para Dona Irene que trabalhava incansável ao lado do esposo.
Mas o que recordo de Dona Irene era seu bom humor, sua alegria contagiante seu amor pela família e pelos amigos. Sempre prestativa não media esforços para ajudar quem precisasse dela. Eu fui estudar em Belém-PA e passei muitos anos longe de Macapá, quando retornei fui residir nos fundos do quintal de Dona Irene um sitio que minha Mãe tinha fazendo fronteiras com o dela, e quando ela resolvia limpar seu quintal, me chamava pelo nome.
Descobri hoje (18.08.2015 o seu falecimento me contado pela filha de outro Pioneiro Seu Joaquim do Curiau que me perguntou se EU sabia de sua morte, fiquei surpresa porque não sabia.
Estive em sua casa e falei com um de seus filhos o Oficial da reserva da Policia Militar do Amapá Carlito que me confirmou.

Voltei pra casa e decidir escrever este artigo em sua homenagem, lembrando de seu belo sorriso, em uma das vezes que nos encontramos no comercio da esquina de sua casa onde tinha uma outra NECA também falecida que era muito sua amiga.

DONA IRENE será lembrada pela sua importância, pelo seu amor ao Amapá, e a sua família porque foi muito amada e amou intensamente as pessoas que dela faziam parte.
EU NÃO ACEITO como moradora e descendente de Pioneiros do bairro do Laguinho O NOME DA ATUAL AVENIDA que foi mudada para José Tupinambá, na antiga Avenida Nações Unidas moravam INUMEROS PIONEIROS, e ela deveria retornar para uma mudança e homenagear TODOS que lá residiam com o NOME DE AVENIDA DOS PIONEIROS.

ADEUS DONA IRENE, QUE ORGULHO DA SENHORA.