domingo, 24 de abril de 2016

ARTIGO DE DOMINGO DA NECA MACHADO


Neca Machado adicionou 3 novas fotos.
3 min
"Um Pássaro que altera seu voo, jamais será abatido, do que aquele que voa em linha reta...." Baltazar Gracian
Comentários
Neca Machado ARTIGO DE DOMINGO DA NECA MACHADO
24.04.2016

"É fácil abater o pássaro que voa em linha reta, mas não aquele que altera seu voo."
Baltazar Gracian.

O Mundo vive uma crise sem precedentes, são problemas econômicos, problemas internos, segurança, migração excessiva para o continente europeu e uma infinidade de mazelas.
Como gosto de observar, escutei de um cidadão na rua: “como há ingratidão” e tomei o tema para discorrer sobre ele a minha maneira.
INGRATIDÃO
Sim, cidadão, há ingratidão em todos os campos, há ingratidão familiar, ingratidão de falsos amigos, porque não eram amigos, ingratidão de conjugues que trocam seus parceiros pela conveniência do tempo, quando o falso amor acaba e a debilidade física se apodera de um corpo que um dia foi cheio de vitalidade, ingratidão de quem descobriu uma Terra tão longínqua e dela fez sua sobrevivência onde sua origem sequer o consagrou, e nem lembra dos bônus que a nova Terra lhe proporcionou.
O homem INGRATO chegou por aqui cheio de sonhos de enriquecer, mas, não esqueceu suas origens e nem o seu lugar, conseguiu com muito custo um trabalho, progrediu, comprou terrenos, construiu um prédio e ao lembrar que precisava homenagear sua antiga Terra, esqueceu que seu empreendimento ficava no coração de um dos mais tradicionais bairros da capital, e na fachada em letras de inox. Mandou fixar o nome de sua cidade natal. E o cidadão que me alertava, apontou o dedo, e disse: essa é mais uma ingratidão com a Terra que lhe deu dignidade.
E EU respondi com uma ponta de magoa: é cidadão, são as nossas Leis municipais, se elas obrigassem que cada empreendimento comercial valorizasse a raiz da cidade e suas expressões folclóricas e tradicionais, isso não tinha acontecido, por aqui tem nome de tudo, o indivíduo que vai abrir um negócio gosta de nome francês, e lá coloca o nome francês, inglês, espanhol e do raio que o parta, porque não há controle e nem fiscalização, e nem uma norma obrigatória proibindo nomes que não valorizem a cultura local.
Quando um Pioneiro morre por aqui, sua história é enterrada junto com ele, sua casa é vendida pelos herdeiros e as novas gerações nem sabem que ele morou ou viveu ali, no mundo quando um Poeta morre até no Hotel onde ele ia, tem uma placa de identificação e reconhecimento.
Por aqui gente que não tinha um tostão furado e conseguiu notoriedade à custa do suor de muitos, ou mesmo se locupletando de dinheiro público como corrupto em seus negócios escusos muitas vezes, faz homenagem para tudo do estrangeiro, desde o nascimento do filho onde o enxoval foi comprado em Miami até o bolo de aniversário que representa um patrimônio europeu.
Assim é a ingratidão.
Quando você perde dinheiro, perde falsos amigos,
Quando adoece de uma doença terminal, eles também se vão,
Quando morre é esquecido.

REFLEXÃO
Então gosto das frases do filosofo Baltazar Gracian que deixou a máxima de que a “Prudência é uma arte”
e de o Pássaro que altera seu voo e que não caminha somente em linha reta, jamais será ABATIDO. Por isso gosto de alterar meu percurso.