sexta-feira, 28 de abril de 2017

LUZ- MAIS UMA OBRA DE NECA MACHADO EM 2017

LUZ



NECA MACHADO É CO AUTORA NA OBRA BRASILEIRA

(*E ÚNICA AMAPAENSE A COMPOR A ANTOLOGIA DE POESIA E PROSA)
Edição- 2017 – Organização: Silvio Parise



BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)


·        LUZ é uma ANTOLOGIA de poesia e prosa nacional, publicada em São Paulo e NECA MACHADO é a ÚNICA amapaense a compor a coletânea.



O poeta Herculano Vieira (*1891+1943) escreveu que: “Ler os nossos escriptores, é conhecer a alma da nossa gente e a grandeza da nossa Terra”.


Neca Machado

...Decidi não mais ter fronteiras, criei raízes aéreas e há mais de 30 anos desbravo a minha maneira o universo de uma poesia pelo mundo. Já são 11 países em dois Oceanos (Atlântico e Pacifico).

·        Ao ver o mar que me encantou na Austrália em 2003, poetisei meus barcos imaginários e não mais parei de viajar, viajei não só na imaginação, mas, também cruzando e atravessando oceanos, para ecoar meu grito libertário parido nas entranhas da Amazônia, um dos lugares mais longínquos do planeta, para desaguar em Lisboa, onde a maioria de minhas obras como coautora em antologias está publicada, são mais de DEZ obras em terras lusa, tenho orgulho da minha CORAGEM, e da minha determinação. Os sonhos deixaram de ser somente sonhos, abri os olhos, planejei e CONCRETIZEI minhas metas, sem a piedade de quem poderia fazer valer a cultura local.

·        Estou em mais uma ANTOLOGIA nacional.

·        LUZ traz minha poesia como um tributo a minha afro descendência.

·        É realmente uma antologia de LUZ, porque, organizada por SILVIO PARISE que tem deficiência visual, é um verdadeiro exemplo aos que se escondem por trás de olhos que veem e nada fazem.



·        LUZ reúne 37 autores brasileiros, e EU sou a ÚNICA amapaense.



·        Para a coautora e advogada, jornalista e professora Isabel Vargas que prefacia a Obra LUZ: “Escrever envolve razão, emoção, coragem de se desnudar perante o desconhecido, e isso provoca medo. Medo da crítica, da compreensão do interlocutor ser diferente e não proporcionar empatia entre ambos. Mas, é desse confronto que não é hostil que se produz a riqueza que são as sensações e os saberes amalgamados em uma única obra. ”

MEU TRIBUTO
(POEMA CANÇÃO)
Neca Machado

O Batuque que pulsa no olhar dessa Negra.
É um batuque de sedução
O batuque que pulsa no olhar
É PIEDADE,
Piedade Senhor!
Peço remissão.

O batuque é raiz de uma raça contida
Que ela trás serena no olhar.
Peço PIEDADE por meus pecados
Piedade Senhor,
Piedade Senhor...

O Batuque vem de lá.
O batuque vem de lá
Vem de tão longe,
Vem de alem mar.

E as águas num vai e vem
Mar acima, MAR ABAIXO...
Trouxe esta negra
De tão longe, só pra nos encantar.

E eu volto a pedir Piedade,
Piedade Senhor,
Piedade Senhor,
E eu volto a pedir
Piedade,
Piedade SENHOR,
Piedade Senhor....

Pra onde tu vais rapaz
Por este caminho sozinho
Vou fazer minha morada
Lá nos campos do Laguinho...