sábado, 17 de março de 2018

CULTURA MUNDIAL POR NECA MACHADO - EXPOSIÇÃO - "ENCONTROS" - GÜNTER GRASS



DICAS DE VIAGEM POR NECA MACHADO


(FOTOS- NECA MACHADO)

UM PASSEIO CULTURAL PELA OBRA DE “GÜNTER GRASS”
(PREMIO NOBEL DE LITERATURA)

EXPOSIÇÃO – ENCONTROS

CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO-PORTO-PORTUGAL-02.03 – 23.09.2018


(Neca Machado - Porto-Portugal)

NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)




     Para HOMENAGEAR a memória de Manfred Haase, meu eterno companheiro, desencarnado em Portugal em +04.11.2018 fui VISITAR e tomar um banho de cultura pela obra de um alemão que como Manfred, também nasceu na cidade de DANZIG-ALEMANHA, o escritor e artista GÜNTER GRASS, me dei de PRESENTE no dia Internacional da Mulher, este verdadeiro ENCONTRO COM A ARTE, que tanto AMO. (Neca Machado)

GÜNTER GRASS – Deixou essas belas palavras “ Um pintor que escreve, é alguém que NÃO muda de tinta...”

Para ele: palavra e imagem constituem uma unidade.
EXPOSIÇÃO - ENCONTROS



          Para se chegar à CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO no coração da cidade de Porto-Portugal, é preciso se embriagar com o cenário, o local por si só é uma verdadeira viagem cultural, encravado atrás da Catedral do Porto, circundado por becos estreitos e cheios de magia, o VISITANTE viaja por cada pedaço da história lusa.
“A Casa-Museu Guerra Junqueiro recria os ambientes da casa onde viveu o poeta e apresenta das mais notáveis coleções de artes decorativas da cidade do Porto – mobiliário, ourivesaria, torêutica, têxteis, cerâmica, vidros.

GÜNTER GRASS foi um amante da singularidade de Portugal (encontrou em Portugal desde o início dos anos 80, segundo os organizadores “a tranquilidade que muitas vezes procurava em vão na Alemanha”
No Algarve onde gostava de trabalhar ao sol produziu centenas de desenhos, aquarelas, manuscritos e esculturas.
Observei atenta seu amor pelos PEIXES, nas suas aquarelas era como se o oceano fizesse parte de sua realidade, seus peixes, depois de um banquete se imortalizavam por suas mãos, fazendo um cenário poético cheio de paixão, e com sabor do Mar, singrando lirismo em forma de poesia pintada.
A exposição fica aberta ao público mundial até setembro do corrente.





EU VISITEI A EXPOSIÇÃO



CASA MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

Situada na Rua D. Hugo, fica a casa do cónego magistral da Sé do Porto, Domingos Barbosa.  Esta casa nobre, datada do 2º quartel do século XVIII, que dá ao Porto um barroco com características muito próprias, foi inaugurada como casa museu em 1942, com o objectivo de evocar a figura de Guerra Junqueiro e recriar o ambiente privado da sua residência.
A Casa-Museu Guerra Junqueiro apresenta das mais notáveis coleções de artes decorativas, nacionais e estrangeiras, da cidade - mobiliário, ourivesaria, torêutica,têxteis, cerâmica, vidros - que abrangem períodos compreendidos entre o século XV e XIX. Estas colecções, bem como o edifício, resultam da doação feita pela filha do Poeta, Maria Isabel Guerra Junqueiro de Mesquita Carvalho, e pela mulher, Filomena Augusta Guerra Junqueiro, à Câmara Municipal do Porto. As coleções foram complementadas por aquisições feitas pelo
Município e por um depósito suplementar das doadoras. A colecção de escultura, portuguesa e estrangeira, e parte da colecção da arte do metal (cruzes, turíbulos, almofarizes) constituem um depósito suplementar do Museu Nacional de Arte Antiga, um legado do Poeta. 
O edifício foi requalificado, em 1996, pelo arquitecto portuense Alcino Soutinho que o dotou de salas de exposições temporárias, loja, cafetaria e um pátio exterior onde se pode apreciar a escultura do Poeta, criação do  mestre Leopoldo de Almeida.
No pequeno jardim em frente ao Museu, encontra-se uma escultura em bronze do Mestre Leopoldo d’Almeida, datada de 1970, que imortaliza o poeta.
Conteúdo da responsabilidade do museu e editados pela DGPC.






EXPOSIÇÃO- ENCONTROS – GÜNTER GRASS


 Participam da exposição Tilman Spengler e Katja Lange-Müller, ambos pertencentes ao círculo de escritores impulsionados pelo polémico Günter Grass que se reúne há 13 anos nos “Encontros Literários de Lübeck“, durante um fim-de-semana no Inverso. Os dois escritores vão fazer uma apresentação da mostra, seguindo-se a declamação de alguns poemas do autor de “O Tambor“.
A exposição “Encontros” – a que os chefes de Estado português e alemão, Marcelo Rebelo de Sousa e Frank-Walter Steinmeier, fizeram uma visita privada durante a manhã – tem curadoria de Hilke Ohsoling (da Fundação Günter e Ute Grass) e foi criada no ano passado (2017) no âmbito da celebração de nascimento de Günter Grass, que passou diversas vezes por Portugal.

O polémico escritor alemão faleceu com 87 anos em 2015, e é evocado com esta exposição até ao dia 23 de Setembro de 2018, naquela que é uma iniciativa do Goethe-Institut Portugal em colaboração com a Fundação Günter e Ute Grass, a Günter Grass-Haus, a Casa-Museu Guerra Junqueiro e aCâmara do Porto, com o apoio da Embaixada da Alemanha, da Associação São Bartolomeu dos Alemães e da Niepoort.
As visitas podem ser feitas de terça a domingo entre as 10h e as 17h30 a partir de hoje até ao dia 23 de Setembro, durante as segundas-feiras e os feriados a exposição encontra-se fechada. A entrada é livre.