domingo, 6 de dezembro de 2020

2020 UM ANO PARA ESQUECER

 

"2020, O ANO DA MORTE”

 

Por: Neca Machado (Escritora e jornalista da Amazônia, reside na Europa)

 

           O domingo de 06 de dezembro de 2020 parece cinzento em todos os aspectos, do outono, do confinamento pela Covid e do frio. Em Portugal a tristeza se abateu em cada casa de um luso que ama a música de TONY CARREIRA, era como se fizessem parte de sua família.

(SARA CARREIRA, 21 ANOS +05.12.2020)


No sábado (05) um acidente de trânsito na auto estrada A1, entre Santarém e Cartaxo, tira a vida de uma bela jovem, única filha Mulher do cantor Tony Carreira, celebridade da música romântica na Europa e no mundo, morre aos 21 anos SARA, que além de cantora, começava uma carreira na moda jovem, estava acompanhada do namorado o ator Ivo Lucas, transportado para Santarém em estado grave.

Esta semana ao assistir pela SIC Portugal o programa de variedades dos apresentadores João Baião e Diana Chaves, lá estava SARA para apresentar sua linha de roupas, vi uma jovem serena, linda, tímida, doce, cheia de ternura, e me encantei com sua expressividade porque AMO as músicas de seu pai.

 

2020 É CONSIDERADO O ANO DA MORTE

 

Para muitos asiáticos o temor do numero 4 é grande, um número cheio de superstições, agouro e muito azar, 13 é 4, 8-4=4, 2=2=4...

O numero segundo pesquisas, está diretamente ligado a MORTE.

(Enquanto algumas pessoas por aqui cultivam um certo receio por qualquer coisa que tenha o número 13 – seja um dia, um andar ou um telefone –, boa parte dos asiáticos prefere ficar bem longe do número 4. Para nós, ele não passa de o dobro de 2 ou um pouco mais de 3, mas para chineses, japoneses, coreanos e taiwaneses esse número está diretamente relacionado à morte.

A explicação está na cultura chinesa, que divide os algarismos em números de sorte e azar de acordo com a similaridade que a pronúncia de cada um deles tem com outras palavras. O número 9, por exemplo, é um considerado um algarismo de bom presságio por ter uma pronúncia semelhante à de “duradouro”, que é uma palavra frequentemente utilizada para falar de amor e casamentos.

Já a razão para que os asiáticos temam o número 4 () é que sua pronúncia é muito semelhante à palavra “morte” () – consulte os links para ouvir e perceber a similaridade. O mesmo fenômeno acontece em outras línguas faladas na região, como o cantonês, o coreano, o japonês e o vietnamita.)

 

Para muitos o numero 4 está ligado ao símbolo da cruz, que representa MORTE.

 

(Na Bíblia, o Livro do Apocalipse indica a ideia de universalidade do número 4. Nesse livro são mencionadas situações em que é frequente a presença do número.

Assim, são 4 os cavaleiros que trazem as 4 pragas maiores. São 4 os anjos destruidores que ocupam lugar nos 4 cantos da terra. São também 4 os campos das doze tribos de Israel, entre outros.

O Vedas, livro sagrado do Hinduísmo, é dividido em 4 partes: Hinos, Sortilégios, Liturgia e Especulações.

Os ensinamentos de Brama, deus do trinário hindu, também são divididos em 4 partes: regiões do espaço, os mundos, as luzes e os sentidos.

Finalmente, são 4 os evangelistas (autores que escreveram sobre a vida de Jesus): Mateus, Marcos, Lucas e João.

Por mais esses motivos, o número 4 comporta o aspecto sagrado.

Várias coisas são representadas por quatro elementos. São exemplos:

·         As quatro direções cardeais: norte, sul, leste e oeste.

·         As quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

·         Os quatro elementos: ar, fogo, água e terra.

·         As 4 fases da vida humana: infância, juventude, maturidade e velhice.

“E para muitos estudiosos das ciências ocultas, 2020, é o ANO DA MORTE.”

O ANO NÃO ACABOU, e nem deixará saudade, milhares de seres humanos morreram pelo COVID 19, outros tantos estão com sequelas pela mutação do vírus que é desconhecido pela maioria dos cientistas do mundo.

Mortes em todas as categorias, morreram autoridades de todas as áreas, área da justiça, medicina, economia, cantores, escritores, médicos, engenheiros..., muita gente famosa e milhares de desconhecidos, entregues ao abandono de velórios sem familiares e amigos, “e muitos ainda vão morrer até o fim do ano.”

 

E milhões pelo mundo clamam, que este ano DA MORTE, ACABE, que se vá, que chegue 2021 URGENTE.