sábado, 12 de dezembro de 2020

DEPOIMENTO

 

CORONEL ADEMAR RODRIGUES DOS ANJOS

(+11.12.2020 AOS 66 ANOS – COVID 19)

 


By: Neca Machado (Aposentada, mora na Europa)

 

LEMBRANÇAS

 

O ano 2016. (09.11.2016)

           Não fui amiga do Coronel Ademar Rodrigues dos Anjos, nem fiz parte de seu circulo de amigos, mas, a partir daquele dia passei a admira-lo como um verdadeiro ser humano despojado de vaidades, e com um bom coração.

 

Vivi um pesadelo na pele ao me deparar com o câncer de meu esposo, o engenheiro alemão Manfred Haase falecido em 04.11.2017 em Portugal, e na cidade de Macapá onde nasci e voltei a residir para trabalhar, vivi os piores momentos de uma peregrinação humana em busca de atendimento médico para alguém que escolheu morar no Amapá.

E na saída da Ouvidoria da Saúde onde fui fazer reclamação sobre o processo para realizar uma biopsia, encontro o Coronel Ademar Rodrigues dos Anjos, parece que surgiu naquele momento como um ser de Luz para me dar um banho de esperança.

Nos enxergávamos, Ele me via como jornalista, e Eu o admirava, a mim, um Homem “bonito”, disse isso a ele,

e ele sorriu!

Me perguntou como estava, viu meu semblante triste e angustiado, e lhe contei sobre minha romaria em busca de atendimento para CANCER, na rede pública, que não estava sendo fácil, com meus olhos marejados, ELE colocou a mão em meu ombro e com um ar angelical, me disse: vou lhe contar uma história: (também tive câncer de próstata, seu esposo vai superar, mas, é preciso novos caminhos, novos medicamentos, novas terapias, leve ele daqui, e EU disse: já estou resolvendo seu retorno a Europa de onde ele é originário, acho que definitivamente vou deixar meu projeto de Mestrado para cuidar dele em Portugal)

E assim, aconteceu, Manfred tinha um diagnostico com metástase de 03 meses, e em Portugal chegou a quase 01 ano de sobrevida.

 

Naquele dia de 2016 pude fazer um conceito próprio do Coronel Ademar que via sempre nas entrevistas pela televisão, pude observar um Homem cheio de amor pela vida, cheio de esperança, cheio de sonhos ainda a ser concretizados, se aposentou e continuou a contribuir ao estado que escolheu para viver.

 

EU deixei o Amapá.

 

Deixei minha contribuição, tanto na educação, onde tive centenas de alunos que me escutaram, quem foi meu aluno sabe que fui uma Professora que estimulava o realizar dos sonhos (sempre disse na sala de aula) “ ...QUE SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS”.

MUITOS (ESCUTARAM)

Tenho ex alunos, que se tornaram: advogados, engenheiros, profissionais de todas as áreas, humorista, e até uma reitora de Universidade...

MUITOS tiveram gratidão, outros sequer tornaram-se humanistas,

Mas, LEMBRANÇAS, boas lembranças, será uma virtude no coração de quem nos toca e nos tocou.

Foi assim, naquele dia que cruzei com o Coronel Ademar.

 

Condolências a família, e que se torne agora um verdadeiro ANJO.