sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

UMA CRONICA DE NATAL BY NECA MACHADO

 

UMA CRONICA DE NATAL (2020-EUROPA)

 

(Neca Machado está APOSENTADA, e mora na Europa)

(Neca Machado)

BIOGRAFIA

 

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 30 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra do 5º Festival de Poesia de Lisboa 2020, coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

Email: nmmac@live.com

 

           É NATAL 2020! (25.12.2020)

           Literalmente é NATAL.

 

              E EU (Neca Machado) na porta dos meus 60 anos, tenho tanto orgulho se chegar lá, uma Caboca nascida no coração da Amazônia, (05.08.1961), sem medo ou vergonha de dizer a minha idade, tenho tanto orgulho de ter meio século, lucida, irrequieta e intensa, benzida com água de poço, parida sob os ventos nortistas do Rio Amazonas, o maior rio de água doce do mundo, embevecida por Mururés encantados, amante das sabedorias populares, respeitosa com nossa gente pioneira, pude deixar isso para a história, quando escrevi memoria biográfica de mais de 400 PIONEIROS do Amapá quando fui jornalista Colaboradora de um jornal local, hoje doados a Universidade do Estado do Amapá, gestão da Dra. Katia Paulino (2019),quando deixei o estado que nasci, e escolhi viver modestamente na EUROPA, depois de aposentada, e repito sempre: que “Minha PAZ vale ouro”.

(Neca Machado-AMAZÔNIA)


Comprei mais de 500 Cds de músicas pelo Mundo em minhas andanças, com o meu gosto particular, e NÃO podia escutar, porque tinha que me submeter as torturas de escutar músicas dos outros, mal educados e o gosto não era o MEU, aqui na Europa, durmo tranquila, a noite foi feita para dormir e tem LEI.

 

E no NATAL 2020, percebi o quanto a emoção ainda é importante, e os sentimentos são singulares.

2020 foi um ano difícil, literalmente difícil, e ainda não acabou, um ano onde a MORTE foi tema, onde as desconstruções tiveram que ser exercitadas, onde dono de restaurante Estrela Michelam, teve que pedir ajuda na rua em protesto de movimento de “pão e água”, onde a classe econômica está pedindo cesta básica, onde moradores de rua no frio, crescem assustadoramente, e onde as pessoas solitárias recebem visitas de policiais porque familiares foram para outros países ou estão sozinhas. Um ano onde a dor foi constante, e mesmo assim, MUITAS pessoas NÃO conseguem ter sensibilidade, continuam MALVADAS, continuam arrogantes, continuam a tratar pessoas feito coisas, são pessoas que acreditam que são o centro do universo.

 

 NÃO SÃO, são somente lixo humano, excrementos humanos, infelizmente.

Observo que os cumprimentos desapareceram, o europeu tem estigma de ser ARROGANTE.

Eu como amazonida, me pergunto, “vale a pena” se morrer de Covid, nem terá enterro.

(Vejo pessoas insensíveis nas ruas, observo gente mal humorada, mal amada, mal realizada.) E olha que a organização Mundial da Saúde tem previsões catastróficas para as doenças mentais que irão aumentar em 2021.

Infelizes. SÃO INFELIZES!

Vejo o motorista de ônibus que nos carrega todos os dias, sequer receber um bom dia no DIA DE NATAL.

E foi dessa maneira que resolvi dar-lhe uma caixa de biscoito franceses, e ele (motorista) sorriu satisfeito, talvez saiba que sou diferente de seus passageiros.

Sou pintora de impressionismo e fotografa, como fotografa, retrato a realidade e capto realismo puro, como impressionista, faço somente impressões, sou adepta de Monet.



E resolvi fazer 10 pequenas telas para depositar nos andares abaixo do meu, moro em um prédio de 06 andares em Portugal, e na véspera de NATAL, desci as escadas antes das pessoas acordarem, apertei a campainha, com a sensação da volta da infância, fui embora, e coloquei nas portas onde a sensibilidade aflorava, portas com adereços de NATAL, uma lembrança singela, pintada com MUITO AMOR.

Queria tanto ver o olhar de aprovação ou desaprovação,

Queria tanto ver o olhar de crianças, que em uma porta vi do lado de fora sapatos infantis, e elas devem ter feito seus pedidos ao PAI NATAL, aqui em Portugal PAPAI NOEL é PAI NATAL.

E quando abriram suas portas, encontraram, uma pequena tela pintada com cores alegres, porque o ano foi triste.

Em 02 deles pintei um fundo cinza, mas com uma arvore de outono, vermelha, para simbolizar a esperança.



Talvez alguém tenha sorrido.

Talvez, alguém tenha mesmo no dia de NATAL. RECLAMADO.

 

BOM NATAL 2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 [NM1]