domingo, 7 de fevereiro de 2021

TAWNY, O VINHO QUE "EU" GOSTO

 

“O VINHO QUE EU GOSTO”



NECA MACHADO (Mora em Portugal)




BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Memorialista em tons nostálgicos das lendas tucujus. Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 31 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra do 5º Festival de Poesia de Lisboa 2020, coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Co autora na obra em francês: Almanaque do Fundo do Mar, lançado na Europa. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

*NECA MACHADO ESTÁ APOSENTADA E MORA NA EUROPA

(30 ANOS DEDICADOS A EDUCAÇÃO DO AP-BRASIL)

Email: nmmac@live.com

“O VINHO QUE EU GOSTO”

NECA MACHADO (Mora em Portugal)

 

...A mim (Neca Machado) “O melhor Vinho é o que te satisfaz!”

 

          Depois de aposentada no Brasil, ME PLANEJEI para morar na Europa, lugar que escolhi por vários motivos, dentre eles, o fato de ser Escritora e já possuir em Portugal e na Suíça 31 obras coletivas de poemas e contos, e estar regularizada com apoio do meu esposo, engenheiro alemão que faleceu em 2017 em Portugal, onde tenho até um plano de saúde de qualidade.

Não sou adepta de vinhos, nem tínhamos em nossa casa no extremo norte do Brasil, o habito de beber vinhos, mas, quando experimentei há quase dez anos em Portugal, um VINHO TAWNY, me encantei pelo sabor.

Voltei a degusta-lo em uma visita a Caves Graham’s que fica na divisa da cidade do Porto e Gaia, e onde eles possuem um wine Bar para degustação, o local é lindo com uma vista privilegiada da cidade do Porto e do Rio Douro.

O TAWNY, é um vinho do Porto,

Nobre, elegante, com uma suavidade que não embriaga, mas seduz no primeiro gole, talvez por ser envelhecido muitos anos em barris de madeira. Na Cave Graham’s faz se uma verdadeira viagem pela história dos vinhos, além de um passeio turístico pelo acervo do local.

ME ENCANTEI PELO TAWNY, É O VINHO QUE EU GOSTO.



Escolhi o Tawny.

Um Vinho para se degustar em qualquer ocasião, cada lugar de produção no Porto tem uma história cheia de encanto e de magia, além dos sabores singulares e da própria tradição na elaboração, os Tawnys são vinhos tintos envelhecidos primeiramente em “Balseiros” e depois transferidos para as “Pipas” permanecendo por vários anos, e assim sendo denominados por categorias de idade.

 

Quem gosta de passeios, agrega o encanto da orla do Rio Douro, abaixo da Ponte D. Luis em Gaia, de um lado, e do outro a Ribeira do Porto, os VINHOS servem para “deliciar o paladar, embriagar a alma, amenizar as saudades, se integrar em banquetes com sabores do Mar e da Terra, e se viajar pela sua história.”

As Caves que circundam o Douro são verdadeiros Museus dos Vinhos.

Vale a pena visita-las.

Mas se quer somente um aperitivo, o TAWNY é o ideal.