quarta-feira, 12 de julho de 2017

CONTOS QUE ENCANTAM- CONTOS DA NECA MACHADO-AMAZONIA


“A CRIANÇA A FLOR E O ESPINHO...”

(EXTRAIDO DE UMA ESTORIA REAL) 2017




CONTO

BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

A CRIANÇA, A FLOR E O ESPINHO....



Desabrochando a CRIANÇA começou a descobrir o mundo, cheio de cores, encantos e magias...

E nas suas descobertas ela se ENCANTOU por um belo jardim, onde uma de suas FLORES lhe chamou a atenção. “LINDA” foi sua primeira palavra ao vê-la, “linda”, ela repetia, maravilhosa....
E a FLOR retribuiu, parece que mais cheia de encantos, a seduziu com seu PERFUME; tinha brilho próprio, singular nas suas peculiaridades, na sua cor, cheia de matizes, multicores, como o infinito do céu!
E a CRIANÇA extasiada pelo encantamento se aproximou do belo jardim, no primeiro momento cheia de receios, mas, como o brilho da FLOR a tinha seduzido, ela cheia de confiança, tentou toca-la.
E somente de sua boca um som ecoou.
“O som do MEDO, da dor, do inimaginável, era a dor do ESPINHO DA FLOR, perfurando seus sensíveis dedos de CRIANÇA”
E de seu rosto angelical, “uma lagrima furtiva”, teimou em brotar, rasgando a derme como um fogo, como o tridente do ante Anjo.
E na sua cabeça de CRIANÇA, as páginas encantadas das fabulas contadas em sua escola e depois relidas em casa, tinham um outro sabor de fel.
Seus Príncipes encantados, viraram Sapos horríveis.
Os Cordeiros vestiram peles de Lobos malvados, ferozes...
Sua Raposa tão amada, virou esperta e inimiga.

“E a CRIANÇA teve um novo olhar a FLOR com seus ESPINHOS. ”

Era como: se uma Caixa de Pandora tivesse sido aberta a sua frente, com seus temíveis SEGREDOS.

E seus Anjos, tornaram-se DEMONIOS.

E naquele momento a FLOR não mais a seduzia.
Sua cor celestial, tornou-se purpura.
E na sua lembrança, a bela imagem da FLOR ANGELICAL,
Deixou marcas impagáveis.

AGORA!
Em fase de crescimento
A CRIANÇA terá novos olhares a novas FLORES,



OBSERVANDO COM CUIDADO, SEUS ESPINHOS!