segunda-feira, 17 de setembro de 2018

"MEU BLOG" NÃO FAZ HOMENAGENS PARA LIXOS, SÓ PARA QUEM MERECE! (Neca Machado)


“COM AFETO A MEMÓRIA DE UMBELINO  LOBATO +16.09.2018”




Por:
NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)






Com afeto a sua memória.

UMBELINO LOBATO não passou nessa vida terrena de maneira despercebida, era o típico amazonida que nasceu sentindo a brisa do Rio Amazonas, e filho de um grande Pescador, SEU MOBELINO, aprendeu a amar a natureza, seus rios e suas aguas, e sua grande paixão foi mesmo a natação.

Foi durante seus quase 70 anos um navegador pelas aguas, e desbravador de marés, foi campeão de vários torneios nacionais, e representou clubes importantes como o Clube do Remo e Tuna Luso brasileira no vizinho estado do Pará.
E depois de sua caminhada retornou ao Amapá, e fincou de novo raiz na Rua São José, no bairro do Laguinho, fronteira com o Igarapé das Mulheres e cortado pelo Poço do Mato.
Eu cresci ao lado da casa de UMBELINO LOBATO.

E vivi minha infância no entorno do Poço do Mato, um local legendário do Amapá, cheio de mitologia e encanto, e depois que retornei, voltei como Umbelino a morar no coração do Bairro do Laguinho.
Minha casa de dois andares tem uma sacada, e de lá centenas de vezes observei a passagem de Umbelino que sempre gritava sem me ver “e ai Neca Machado”

E ai? Digo EU agora, ( e ai Umbelino, nem veio se despedir.”

UMBELINO LOBATO era cativante, alegre, bem humorado.

Um dia fui entrevistar outro morador importante do bairro do Laguinho o RATO, e no banco da Amizade, encontrei UMBELINO, mas foi um dia de tantas risadas que quase os dois “se mijam de tanto rir. Quando nos encontrávamos, lembrávamos das piadas do RATO e daquele dia que foi tão importante para nós três, EU, UMBELINO E RATO.
Agora Umbelino irá encontrar o RATO que foi antes, e amanha seremos os 3 de novo a dar boas risadas.
Assim é o ciclo da vida.
Não faz nem 01 mês que encontrei de novo Umbelino em um shopping center e como estava na companhia de minha Neta Laura, nem pude parar para sorrirmos.
Mas, ficarei com uma bela lembrança de um verdadeiro Pioneiro do Amapá, que não envelheceu, era jovem espiritualmente, sua alegria era contagiante, seu humor cheio de tiradas reais que não incomodavam.

Viramos minoria em um estado que ESQUECEU DE SEUS PIONEIROS

E QUE SUA MEMORIA E SEU LEGADO POSSA SER LEMBRADO por quem está no poder, porque UMBELINO LOBATO, orgulhou o Amapá ao ser um desbravador de aguas.

(Obrigado por sua alegria, obrigado por me deixar com boas lembranças suas.)