sexta-feira, 14 de setembro de 2018

HOMENAGEM DA NECA MACHADO AO PIONEIRO - SEU BACESSART


MORRE O PIONEIRO – SEU BACESSART


NM
Por: Neca Machado-Amazônia-Brasil
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 16 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, e 2018, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)








MORRE O PIONEIRO – SEU BACESSART
     
      Faz aproximadamente 01 mês, da morte de SEU BACESSART (+20.08.2018)
Ao encontrar nesse 14 de setembro de 2018, no centro de Macapá a esposa de seu BACESSART, mandei a ele um abraço, e ela surpresa lacrimejou e me perguntou. Você não soube?
E EU, surpresa também: o que aconteceu?
Ela entre lagrimas, me disse: ELE FALECEU.

E meu coração se encheu de tristeza.
EU era menina, e lá se vão meio século, e mamãe tinha uma QUITANDA de vender frutas na antiga Avenida Nações Unidas esquina da Rua José Serafim no bairro do Laguinho, e ela pertencia ao apostolado da oração da Paroquia de São Benedito, padroeiro do Bairro do Laguinho, e na Igreja famílias adotavam a paroquia em seus eventos religiosos.
Uma dessas famílias era a família de seu Bacessart.
Um homem franzino, de baixa estatura, mas com a grandiosidade de um gigante para a filantropia.

SEU BACESSART chegou ao Amapá na década de 50, me disse ele em um momento que fui cumprimenta-lo em um supermercado do Bairro, quase aos 80 anos, ele caminhava altivo ao lado de uma bengala pelas ruas da cidade, me disse que gostava de caminhar.
SEU BACESSART para quem o conheceu, era um ser humano dos mais singulares, com um coração sem igual, despojado de vaidades, criou os filhos com orgulho, um de seus filhos o Amarildo é da área de engenharia e arquitetura, e com a esposa nunca deixou a filantropia de lado.
“E muito triste percebo o quanto viramos MINORIA em uma cidade que aos poucos vai esquecendo de seus PIONEIROS.”
Quando um Pioneiro falece, muitas vezes só está por lá os familiares.
Mas, EU tive o imenso prazer de conviver com o SEU BACESSART, e aqui lhe presto reconhecimento pela importância de sua contribuição ao Amapá.

Aos familiares, condolências tardias.

A esposa, sua companheira, afeto de alguém que o estimava “representando” MINHA MÃE DONA IZABEL MACHADO, uma verdadeira Mulher do Amapá que FOI SUA AMIGA.

QUE ELE DESCANSE EM PAZ!