quarta-feira, 15 de maio de 2019

"A SENHORA É FODA!" (Dimitrius Machado)

DIA DAS MÃES - 2019


12.05.2019 – DIA DAS MÃES

(CRONICA-LEMBRANÇA)

“A SENHORA É FODA!”

(Neca Machado)
BIOGRAFIA
Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 21 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017,2018 e 2019. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra, “A vida em Poesia 3” lançada em Lisboa em 14.09.2018, coautora na obra “ Tributo ao Sertão, lançamento em Zurique- Suiça-2018, coautora na obra “Além, da Terra, além, do Céu” lançamento em São Paulo em 06.10.2018- Editora Chiado-Pt, Co autora na obra internacional“As Cartas que não escrevi” lançamento em Genebra em 01.05.2019-Editora Helvetia. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)


DIA DAS MÃES – 12.05.2019 (Neca Machado aos 57 anos-AP)

A SENHORA É FODA!



“A Senhora é FODA”!

Quando escutei a frase, talvez em meu intimo a traduzisse como uma expressão obscena.
Mas, com 02 filhos (35 e 30 anos, João e Dimitrius) com o passar dos anos, aprendi a observar as atitudes dos dois, e um dos que mais se compara a mim, é DIMITRIUS, 30 anos, com uma coragem extraordinária, com um senso aventureiro singular e com expressões somente suas, traduzidas do amago sem medo, ele já não mais me surpreende, mas, sim, me estimula a ser FODA, somos muitos parecidos.

FODA

Para ele (Dimitrius) é minha coragem de me reinventar todos os dias, de acreditar no meu potencial, de não me curvar as intempéries da vida, de vencer obstáculos de cabeça erguida, sem medo, sem vitimizar- me a cada dor.

 FODA é atravessar o oceano para desaguar na Europa, minha poesia, e neste ano de 2019 que mal começou, já tenho 02 obras lançadas, uma em Portugal, pelo Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, a 3ª Antologia onde sou coautora, e outra lançada em 01 de maio em Genebra onde sou também coautora com escritores do mundo, sim, do mundo, porque hoje estou no meio de poetas e poetisas que compartilham comigo o orgulho de escrevermos juntos em uma obra nossas emoções.
E JÁ SOMAM 22 OBRAS COLETIVAS na Europa e 05 em concursos literários no Brasil, onde já chegam a 30, escrevendo minha poesia e meus contos fruto de pesquisas na Amazônia.

FODA para Dimitrius.

Talvez na sua juventude seja: orgulho, determinação, audácia de querer caminhar com meus próprios pés, de não me humilhar a cadaNÃO, de não me curvar a cada vento nortista que parece que vem como tempestade e vai me abater, mas, cada vez me torno mais forte.

FODA é querer sobreviver a DOR, da perda, da saudade, das incertezas, das frustrações, e até do medo, sim, tenho medo, como qualquer MÃE, e como qualquer ser humano, verdadeiramente humana, que sofre com as frustrações dos filhos.

FODA já quase no fim da existência, porque chegar aos 57 anos é um verdadeiro presente, estar lucida, sem câncer, ainda caminhando, ainda com raciocínio logico, temperamental e intensa.


Mas o que fica ecoando na minha consciência é a verdadeira emoção de ser MÃE, de JOÃO (35 anos) e DIMITRIUS (30 anos) que mesmo distante, (na Europa) parece que se transmuta e com seu jeito singular me traduz, que REALMENTE SOU FODA! E estará sempre ao meu lado porque a espiritualidade que nos une é única.

E me orgulho de acreditar que no MUNDO, existem tantas outras MÃES FODAS, corajosas e singulares.