sexta-feira, 17 de maio de 2019

CRONICAS DA NECA MACHADO NO MUNDO


CRONICAS DA NECA MACHADO

O GAVIÃO E O SABIÁ

(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 20 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017,2018 e 2019. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra, “A vida em Poesia 3” lançada em Lisboa em 14.09.2018, coautora na obra “ Tributo ao Sertão, lançamento em Zurique- Suiça-2018, coautora na obra “Além, da Terra, além, do Céu” lançamento em São Paulo em 06.10.2018- Editora Chiado-Pt, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)



           Ao abrir a porta para minha rotina diária, só escutei um barulho de asas tão rápidas perto de mim, que voltei o olhar, ele (Gavião) levantou voo como a voltar ao seu lugar, estava no meu telhado, apenas esperando uma presa (O SABIÁ)

Ainda moro no Poço do Mato.

Moro num verdadeiro paraíso, cheio de arvores, barulho de sapos, canto de. Sabias ao amanhecer, grilos, e um desfile de Saracuras que teimam em sobreviver no meio de fezes.
Decepcionada com o descaso das autoridades que NADA fazem para resgatar o local, que se tornou uma verdadeira fossa no coração de Macapá, ainda tenho esperança, mas, enfim; autoridades diziam que ele era “patrimônio cultural”, e EU me pergunto de que?
Mas, mesmo assim, vivo num local agradável, que insisto em PRESERVAR, 1.200m quadrados de pura natureza, com quase cem pés de açaizeiros, mangas de quilo, taperebás, ingás, cupuaçus, pés de goiaba araçá, e cantos de vários pássaros nativos que teimaram em permanecer e competir com gente, no Poço do Mato.

E num varal improvisado, cordas servem para estender roupas leves, e de manhã sei que os Sabiás estiveram por lá, porque tem caroços de açaí no chão.
Gosto da saudação deles, e o Sabiá, estava lá naquela manhã fatídica, quando foi levado pelo Gavião.

Ele superior, atacou a presa, e pousou num galho de ingazeiro.
Eu não tinha percebido o ataque do Gavião ao Sabiá.
Achei lindo o Gavião.
Sim, tem Gavião e muitas Corujas no que restou do Poço do Mato, além de dezenas de Saracuras.
Fui buscar minha máquina fotográfica para registrar a foto do Gavião, e com surpresa ao ver a foto, vi que nos seus pés, ele (Gavião) subjugava um pobre de um Sabiá.
E fiz minha reflexão.

Somos SUBJUGADOS diariamente. POR FALSOS GAVIÕES. (    )

Por uma gestão municipal e estadual, ineficaz que talvez nem enxergue direito, porque problemas tem e são muitos, PARADOXOS inexplicáveis, ruas com asfalto e ruas com pedaços de asfaltos, queda de energia diariamente, sujeira, falta de acessibilidade, MILHÕES DE DESEMPREGADOS, gente reclamando de atendimento médico, um hospital do câncer ABANDONADO na zona norte, e um local para diagnosticar o câncer com nome de Amor, pode? Me perguntou alguém, pode! Respondi, tudo pode quando somos SUBJULGADOS, até por CRIMINOSOS que resolveram agora fabricar drogas no Amapá, sim, todos os dias são presos dezenas de traficantes e agora, recentemente, fechado um laboratório de fabricação de crack.

E graças a DENUNCIAS ANONIMAS, que estão dando resultado.

É a população DENUNCANDO TRAFICANTES.
Impostos que não voltam em forma de benefícios, Leis ineficazes, mas, um exemplo: (um cidadão foi preso na hora de cometer um crime, levado a júri, foi ABSOLVIDO, pode?) Pode!
São as Leis.

“SÃO GAVIÕES TODOS OS DIAS NO NOSSO QUINTAL.”
Matando pobres SABIÁS!

De fome, de sede, de falta de trabalho, de falta de educação, de moradia, de SAUDE....

DE RESPEITO, AOS NOSSOS DIREITOS COMO CIDADÃOS.