quinta-feira, 18 de julho de 2019

CONTOS DA NECA MACHADO-2019


CONTOS DA NECA MACHADO NO MUNDO- SUIÇA E RIO DE JANEIRO-FLIP 2019


AS CARTAS QUE NÃO ESCREVI – 2019 (CONTO)
"UMA CARTA PARA UM ANJO"



(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 24 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017,2018 e 2019. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra, “A vida em Poesia 3” lançada em Lisboa em 14.09.2018, coautora na obra “ Tributo ao Sertão, lançamento em Zurique- Suiça-2018, coautora na obra “Além, da Terra, além, do Céu” lançamento em São Paulo em 06.10.2018- Editora Chiado-Pt, Co autora na obra internacional“As Cartas que não escrevi” lançamento em Genebra em 01.05.2019-Editora Helvetia. Co autora na obra lusófona “POEM’ART” lançamento em Portugal-Porto, 18.05.2019, co autora na obra lusa LIBERDADE, lançamento em São Paulo em 23.06.2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

AS CARTAS QUE NÃO ESCREVI – 2019 (CONTO)

"UMA CARTA PARA UM ANJO"


Quando o vento bateu em meu rosto, achei muito estranho a forma fria em que ele se manifestou, vinha como um sinal, e meu corpo todo se arrepiou.
Levantei os olhos e fitei a copa dos açaizeiros, um pássaro solitário levantou voo,
E de novo passou tão perto de mim que senti mais uma vez o vento frio.
É como se uma página do tempo se abrisse, olhei para o céu e vi tua imagem.
Passaram-se trinta anos, sim, quase meio século.
E decidi te escrever a “TUA CARTA. ”

“Querida Menina Anjo”,
 Começo te pedindo desculpas, meus olhos marejam, e você sabe que minhas lagrimas são de arrependimento, talvez. Você não compreenda, porque tanto tempo para um pedido de desculpas tardio, mas, meu coração precisa desabafar.
Você talvez tenha sorrido tantas vezes, quando te descobri nas nuvens sobre o oceano, te vi centenas de vezes no orvalho, na nevoa de um dia frio, nas pétalas de uma flor que acabara de desabrochar, era você, tão bela, tão cheia de LUZ, tão encantadora, que decidi não mais chorar pela tua ausência física.

MINHA MENINA-ANJO, explicações não farão meu coração ser perdoado, aconteceu, foram tantos motivos, que você compreenderá. Sim! Já compreendeu, percebi que compreendeu quando observei que, fisicamente tua presença já não era mais tão importante em minha vida, mas, TUA PRESENÇA ESPIRITUAL, SIM, essa sim, sou dependente de ti.

Nos encontramos, não cortei o cordão umbilical, ele será eterno em nossas vidas.
Nos momentos mais difíceis que enfrentei, eu te achei, tu seguravas minha mão.
Quando chorei sozinha enfrentando meus medos, tu estavas lá, como um porto seguro, como um cais inabalável.
Sonhei centenas de vezes penteando teus cabelos ondulados, colocando flores, tecendo vestidos, segurando tua mão, reclamando de tuas atitudes...Mãe é Mãe.
Não estavas fisicamente aqui!
E hoje, depois de meio século, sei que nunca fostes embora, apenas houve uma mudança de planos.

E FICO ORGULHOSA QUE TE TORNASTE UM ANJO!

Depois de trinta anos me despi, literalmente despida de todas as culpas, para te escrever ESTA CARTA.

E sei que a recebeste,
O vento na minha janela te trouxe até o meu coração.