segunda-feira, 6 de abril de 2020


CORONAVIRUS 2020, UMA LIÇÃO PARA REPENSAR VALORES PERDIDOS

BY: NECA MACHADO

 (58 anos, Aposentada como Especialista em Educação e MORANDO EM PORTUGAL)
(Neca Machado)


BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 28 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)
Email: nmmac@live.com


“RELATO REAL” DE UMA BRASILEIRA DA AMAZÔNIA, SEM ME VITIMIZAR
PORTO-PORTUGAL (02.04.2020)

          Entre idas e vindas ao Brasil, até me APOSENTAR em 2019 como Especialista em Educação, já tenho em Portugal, mais de 07 anos, e agora sou RESIDENTE com documentação LEGAL, tenho uma Empresa de Consultoria jurídica aqui e fui contemplada pelo meu conhecimento jurídico, sou também, dentre outras profissões, Bacharel em Direito, após a morte de meu esposo um engenheiro alemão que faleceu em Portugal de Câncer em 2017, RECEBI COMO HERANÇA, UM PLANO DE SAUDE EM PORTUGAL, TENHO O CARTÃO DO UTENTE, e AQUI, funciona, fiz agora um check up que custaria no Brasil em serviço privado, mais de 20 mil reais. AQUI FIZ DE GRAÇA.

Moro na cidade do Porto, um dos centros mais caros do País.

Infelizmente como VOLUNTÁRIA de uma organização que AJUDA pessoas carentes, o que mais recebo no meu e-mail toda semana são pedidos de AJUDA DE ALIMENTAÇÃO, as pessoas que antes carentes, recebiam ajuda dos restaurantes, do que sobrava quando não era comercializado, AGORA reviram LIXO em busca de comidas, que não tem.
GENTE ARROGANTE, GENTE INSENSIVEL, GENTE MISERAVEL....

Quantas vezes, fui testemunha e encontrei no meu caminho um monte DELAS.
Mas, como se fosse uma verdadeira PROFÉCIA, O CORONAVIRUS, MUDOU ESSE PERCURSO.

Abro todos os dias a televisão, e como jornalista, faço uma verdadeira viagem por mais de 100 canais de informações, porque agora estou numa verdadeira PRISÃO OBRIGATÓRIA, SEM COMETER NENHUM CRIME.

“Eu já tinha me acostumado a fazer minhas caminhadas diárias, a cidade é linda, tem parques, tem segurança, é toda MONITORADA, começa o verão, as praias são um atrativo e Portugal é uma cidade turística, e agora estou de novo sedentária”.

Abro a televisão e preciso me controlar pela enxurrada de matérias tristes que são informadas.

ITALIA: Não é fácil ver que jornais que antes informavam nascimentos, busca de trabalho, e em alguma vez, uma MORTE, se tornaram verdadeiros OBITUARIOS de gente que faleceu e que não podem sequer serem veladas, MUITAS, BONITAS, COM BENS, COM FAMILIAS ESTRUTURADAS..., estão sendo cremadas e depositadas, muitas em vala comum, sem flores, sem despedidas, sem um discurso de agradecimento, ainda algumas funerárias estão fazendo vídeo conferencia de ENTERRO, INCONCEBIVEL, num pais onde se tem UM PAPA.

ESPANHA: é vergonhoso observar pessoas que antes tinham casa, viraram sem tetos, se tornaram sem abrigos, estão revirando LIXO, sim lixo, em busca de comida, e não tem, centros de feiras, viraram hospital de campanha, não há leitos, não há equipamentos de proteção individual, e muitas que trabalham na área da saúde já estão contaminadas, fiquei estarrecida ao ver uma notícia esta semana de um idoso que faleceu em casa e seus vizinhos não puderam remove-lo, ninguém veio para busca-lo, muitas pessoas moram sozinhas, e ele ficou FEDENDO, literalmente FEDENDO dentro de casa como um animal morto a espera de ser jogado no lixo. UMA TRISTE REALIDADE em um pais que antes se preocupava com o terrorismo, e hoje o INIMIGO É INVISIVEL.

ESTADOS UNIDOS: Ninguém em sã consciência, imaginaria o Central Parque um Hospital de Campanha, milhares de mortos, o índice de desemprego no pais que seduzia TODO MUNDO pela qualidade de vida, agora, pede socorro, ver o ARROGANTE PRESIDENTE TRUMP falar dos dados de morte com ar abatido, isso seria IMPROVAVEL, mas, é a realidade, TOMARA QUE SIRVA DE LIÇÃO.

PORTUGAL: Coloquei uma bandeira de Portugal na minha sacada, como tantos portugueses que praticam o nacionalismo, EU escolhi viver e morrer aqui, escolhi e planejei viver aqui, porque tenho tudo que gosto, porque tenho meus livros que somam 28, apoio que NÃO TIVE NO MEU PAIS, então tenho que me juntar a milhares de cidadãos que colocaram seu amor por esta terra, e esperam ansiosos que este momento de TERROR PASSE, porque uma das frases colocadas em out door pela cidade, é de: ESTAMOS JUNTOS E VAI PASSAR.

Sim, acredito que vai passar!

MAS VAI DEIXAR UMA VERDADEIRA LIÇÃO, AQUELES QUE SÓ PENSAVAM EM DINHEIRO, que NUNCA fortaleceram seus elos de AMIZADE, que deixaram de pensar em SENTIMENTOS, apenas colocando como PRIORIDADES, SEUS BENS.

Portugal foi definido pela OMS como um dos países com maior número de pessoas em depressão, tanto, que os remédios para depressão são muitos baratos, nem chegam a 3 euros.
Eu ando pelas ruas, e vejo gente, falando sozinha,
Gente com problemas mentais,
Gente idosa caindo nas ruas e ninguém ampara, apenas ligam para o INEM que é como se fosse o SAMU, e vão embora, nada de emoção, apenas uma obrigação de piedade.
Nos lixos, o que querem DOAR, deixam ao lado de fora dos depósitos urbanos para que alguém leve,
Neste momento não tem NADA.
Nas frentes dos supermercados, vejo gente bonita, pedindo ajuda.

É a REALIDADE.
 Que sirva de LIÇÃO,

Porque, sem espaço sequer para velório, gente está sendo cremada, sem gente para carregar caixão, caixas de gente são levantadas por empilhadeiras como se fossem produtos ou coisas.
QUE ESTE MOMENTO DE TERROR, MUDE PESSOAS ARROGANTES,
QUE MUDE ATITUDES,
QUE MUDE GENTE, AS TORNANDO GENTE,

PORQUE GENTE: FEDE!