sábado, 23 de janeiro de 2021

*23.01.2021 / SE VIVO MANFRED FARIA HOJE 77 ANOS, NÃO FOI ESQUECIDO

 

“TRIBUTO AO MANFRED FRIEDRICH HAASE (*23.01.1944 / +04.11.2017)”




By:(Neca Machado)

BIOGRAFIA

 


Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Memorialista com tons nostálgicos. Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 30 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra do 5º Festival de Poesia de Lisboa 2020, coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

Email: nmmac@live.com

 

 


“TRIBUTO AO MANFRED FRIEDRICH HAASE (*23.01.1944 / +04.11.2017)”

By:(Neca Machado, VIVEMOS JUNTOS 15 ANOS)

 

Santo Agostinho, também conhecido como Santo Agostinho de Hipona (354 - 430 DC): "Quero que meu amigo sinta minha falta enquanto eu sinto falta dele." 

 

“E quase quatro anos depois de sua morte, EU (Neca Machado aos 59 anos de idade em 2021) ainda sinto MUITO A SUA FALTA.”

 

MEMÓRIAS

 

Conheci MANFRED FRIEDRICH HAASE há quase vinte anos, em um site de relacionamentos internacional que foi visto na Alemanha, uma verdadeira História improvável de relacionamento que DEU CERTO.

Século vinte, começava a febre da internet, e EU nascida no extremo norte do Brasil, separada de um brasileiro abusador, decidi colocar um perfil em um site de relacionamento internacional, e fui alimentando a ideia de que ia embora do estado, tinha feito um concurso público na área da educação, e estava dando aula como professora, mas a cidade não era o que me estimulava a ficar. Recebi varias mensagens de candidatos interessados, vieram da Itália, do Canadá, da Espanha, da Australia e da Alemanha.

Da Alemanha veio mensagens de um engenheiro mecânico naval, e da Australia de um técnico em informática.

E depois de vários contatos, com a insegurança de ser afrodescendente ter um falso medo de alemães pela triste história de Hitler, resolvi me corresponder mais com o australiano, e fiquei surpresa quando ele me pediu em casamento, Eu que nunca tinha sido casada, sorria de felicidade, e a tal estória da felicidade do outro lado do mundo acabou virando um pesadelo, casei no Brasil com um doente mental, fui morar na Australia e ele tinha problemas mentais de comportamento esquizofrênico, cheia de medo, e com apoio do consulado pedi meu divorcio e retornei ao Brasil, mas como ia dizer ao outro candidato que me interessou também na Alemanha, que o casamento não tinha dado certo.

Não foi fácil.

Foram dezenas de explicações que não o convenceram, eu por ser brasileira já tinha o estereotipo de ser aventureira, mas continuei tentando, expliquei meu medo do racismo velado na Alemanha por ser afrodescendente, e ELE talvez convencido resolveu me conhecer no extremo norte do Brasil. Veio duas vezes, mas ainda estava trabalhando como engenheiro, e me propôs que assim que estivesse aposentado viria morar definitivamente no Brasil. ACEITEI.

E em 2009 fizemos um contrato de relação estável.

E após sua aposentadoria veio definitivamente para o extremo norte da Amazonia.

MORTE

E foi assim até 2016 quando com um câncer em estado de metástase, depois de ter me organizado para fazer um Mestrado em Portugal que decidi que era hora de cuidar dele, que CUIDOU literalmente de mim, éramos espelho um do outro sem sequer falarmos as línguas de origens, ele não falava português, e eu não falava alemão, nos entendíamos em um inglês coloquial, mas o AMOR, foi mais forte, a amizade foi mais intensa, e aí percebi que realmente éramos AMIGOS.

Deixei o mestrado de lado, pedi licença do meu trabalho no Brasil e trouxe ele para Portugal, foi tratado no Hospital Santos Silva na cidade de Gaia, por quase um ano, no Brasil o medico deu a ele três meses de vida, mas ele sobreviveu quase um ano depois de quimioterapias, e faleceu em 04 de novembro de 2017, e suas cinzas estão depositas no Mar da Galicia na Espanha.

MANFRED FRIEDRICH HAASE foi mais que um amigo, foi parte de mim, foi espelho, foi crescimento cultural, foi estimulo, desempenhou um papel central na minha vida, que decidi depois de aposentada no Brasil, morar definitivamente em Portugal, não me deixou pensão, bens, dinheiro, NADA, como não era casada com ele, a Alemanha não me permitiu receber sua pensão, não reconhece relações estáveis, mas sobrevivi.

FOI MEU VERDADEIRO AMIGO, AMOR E INSUBSTITUIVEL.

Nossos laços foram mais que afetuosos, transcenderam a espiritualidade, sinto realmente sua falta, mas sinto sua presença.

“Foi um refugio perfeito, foi meu conforto, meu elo, foi uma benção em minha vida.”