quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

EM MEMÓRIA DE ALGUEM MUITO ESPECIAL (PROFESSOR DOUGLAS CCA)+13.05.2020/PA

 

By:(Neca Machado)

BIOGRAFIA

 

(Neca Machado mora na EUROPA, está aposentada)

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta, Folclorista, Memorialista com tons nostálgicos. Contadora de Estórias, que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 15 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017, 2018 e 2019. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 30 obras lançadas em Portugal em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020. Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia 2, coautora na obra “A vida em Poesia 3”, 2018, coautora na obra “a vida em poesia 4” (14.09.Lisboa-2019) coautora na obra do 5º Festival de Poesia de Lisboa 2020, coautora na obra lançada em Genebra- Faz de Conto (Make believe) bilíngue, português e inglês, 2018, coautora na obra lançada em Zurique “Tributo ao Sertão-2018”, coautora na obra lusófona (Além da terra, além do céu, lançamento em São Paulo- 2018) co autora na obra lusa – Liberdade-editora Chiado-2019, co autora na obra lusa Poem’art, Porto-2019. Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 30 blogs na web, 26 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

Email: nmmac@live.com

 

 

 


Henry David Thoreau : “A língua da amizade é não palavras, mas significados.” CS Lewis: “A amizade é desnecessária, como a filosofia, como a arte Não tem nenhum valor de sobrevivência, sim, é uma daquelas coisas que dão valor para a sobrevivência.”.

 


       Há quase um ano (20.01.2021-moro na Europa) fui encontrada nas redes sociais por uma colega de trabalho na área da educação no extremo norte do Brasil, que me trouxe muitas informações de ex colegas que faleceram, dentre eles uma pessoa a mim, MUITO ESPECIAL, um economista, Professor e um grande SER HUMANO que tive o prazer de desfrutar belos momentos com ele, o PROFESSOR DOUGLAS/CCA-AP.

DOUGLAS se aposentou e foi morar em Belém do Pará, (onde faleceu no dia 13.05.2020)

Um dia o encontrei no centro de Belém e nos demos um belo momento para tomarmos um café e relembrar coisas das nossas vidas.

Fui muitas vezes mal interpretada por dizer que NÃO TINHA AMIGOS.

E realmente NÃO TIVE AMIGOS.

Durante quase 30 anos na educação, tive apenas pessoas QUE ENXERGUEI.

Muitos HIPOCRITAS, INTERESSEIROS, LIXOS, VERDADEIROS LIXOS COMO SERES HUMANOS, que NÃO valeriam o significado de AMIGOS.

Henry David Thoreau : “A língua da amizade é não palavras, mas significados.”

“Para Thoreau, a AMIZADE é cheia de SIGNIFICADOS, não são palavras vazias,”

e a MIM, realmente as tenho como significados, “atitudes, ações, a maneira como o caráter” do verdadeiro AMIGO se revela, gosto de MUITA GENTE, e tem muita gente que gosta de mim, mas ser AMIGA, somente de um grande HOMEM, um alemão que deixou um país e morreu dizendo que me AMAVA, este sim foi meu ÚNICO AMIGO (MANFRED HAASE)

EU gostava muito do Professor DOUGLAS.

Como gostava dos Professores do antigo CCA: Elias Carneiro, Smith, Aécio Neves, Jorge, e do PROFESSOR LEOVES TEIXEIRA que me deu sua vaga para ser Professora e me encaminhar na vida do Magistério.

Professor DOUGLAS, era sério, um profissional altivo, inteligente, competente, e me fez muito feliz em bons momentos de afeto que me dedicou, sorria comigo, contava estórias, criticava outros medíocres, questionava, me incentivava a seguir mais longe, me estimulava, e hoje na Europa, percebo o quanto fomos esquecidos, procurei por notícias de sua morte no Conselho de Economia, e nada encontrei, procurei intensamente e nada encontrei.

A AMIZADE NÃO É FEITA DE PALAVRAS.

Um dia ao escutar de uma pessoa “AMIGOS NÃO TEM DEFEITOS”.

Tenho que lhe dar razão.

A AMIZADE É MAIOR, SUPERA, HÁ DOAÇÃO, HÁ ENTREGA, HÁ COMPARTILHAMENTOS...

“Professor DOUGLAS foi realmente alguém muito especial a mim.”

Sou memorialista com tons de nostalgia, no frio percebi a tênue nevoa da garoa do inverno europeu, e vi seu sorriso, seu olhar perdido, ele tinha um tic nos olhos, mas, no meu coração ficará sempre a lembrança dos que AMEI, amei atitudes, gestos, palavras, amei sensações, momentos furtivos, de pessoas ESPECIAIS, e PROFESSOR DOUGLAS FOI UMA DELAS.






“Descanse em paz, por aqui, a chama da vela ainda tremula em tua memória, por aqui a canção, ainda traz lembranças de nossas estórias.” Fomos espelhos um do outro, rindo de nossos segundo EU, que a sombra da noite traga o teu rosto no amanhecer.