quarta-feira, 22 de junho de 2016

CONTO DA NECA MACHADO NA OBRA PORTUGUESA < "PALAVRAS E SILENCIO"

PALAVRAS (CON) SENTIDAS
NECA MACHADO (DO EXTREMO NORTE DA AMAZONIA É CO AUTORA NA OBRA PORTUGUESA
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Neca Machado COM O CONTO > 

Palavras e silêncio 

Neca Machado

Aos 50 anos refiz uma trajetória de repensar valores. Antes tão crítica nas palavras soltas ao vento, tão prudente no pensar, aos poucos, o caminhar pelos anos traçou um novo curso de novas compreensões.

 A razão deu lugar a emoção. Palavras não tão ditas, nem tão amargas, nem tão amenas, consentidas na serenidade eram como caminhos a percorrer por lugares inimagináveis, a luz das fotografias era foco na memória eternizada no pensamento. O rosto assim se modificou, os olhos tinham novas funções, eram mais observadores e cheios de sabedoria, perfilavam antes das conceituações.

 E ele, soberano, reinava entre as emoções. O silêncio. Muitas vezes preferi o silêncio das horas, a contemplar lugares que antes, sem significação, tornaram-se tão importantes para o meu crescimento, um pôr de sol não era mais que um pôr de sol, era pura contemplação da Natureza sem palavras, com emoção, suas cores entrelaçadas de energia não precisavam de palavras, mas, sim, de sentimento. 

A chuva que caía na pequena floresta do meu quintal não era mais apenas um fenômeno da Natureza, era lirismo poético na alma trazida com o silêncio. Às vezes, abria os lábios em um sorriso enigmático onde somente eu e o silêncio fazíamos parte de um ritual, o segredo era nosso.