domingo, 18 de junho de 2017

A MENINA E A TECNOLOGIA

CRONICA DE DOMINGO- 18.06.2017

“A MENINA E A TECNOLOGIA” (Laura Haase-05 anos)


BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

Por um momento ela se entregou a modernidade.
Ama a tecnologia.
Laura tem 05 anos, sabe manipular as teclas com a maestria de um especialista, sabe utilizar os recursos melhor do que EU sua avó (paterna) com 55 anos.
Ao contemplar seu olhar vidrado na tela de um simples celular, percebi o quanto ela se empoderou da tecnologia.
E naquele momento percebi que as cantigas de rodas, as lendas que tanto escrevo, os mitos que investigo, as canções de outrora, nem lhe fazem falta.

Laura é a pura expressão da mudança do tempo.

Com apenas cinco anos, viaja, sonha e interpreta seus próprios desejos sem o saudosismo de outrora, nas telas da modernidade.
Já nem gosta de canções de sapo cururu, de dona baratinha....
Os nomes de seus seriados são todos modernos, que desconheço.
Quando está ao meu lado, fala de um desenho que nunca assisti.
Se vamos a um shopping, ela quer a camisa da heroína, que nem sei quem é, outro dia me pediu uma sapatilha com ioiô de alguém que nem sei que existe.
E repetia “Vozinha. ”
E aí, me ganhou por inteiro.
“Sabe que com seu simples jeito de afeto, me emocionou. ”
Gosto de afeto real, sem medidas, sem interesses, sem hipocrisia.
AMO a companhia de Laura, que em homenagem ao meu esposo acrescentou Haase em seu nome.
E seu olhar de modernidade, me cativou.

Quando estive em Portugal, só pensava em Laura.
Quando ia a um Museu, quando via um parquinho cheio de crianças bem vestidas e elegantes, quando andava sozinha na orla do Rio Douro, pensava em Laura o quanto ela amaria ver as gaivotas, em vê-la caminhando altiva nas escadarias da Casa da Musica na cidade do Porto, pensava em Laura quando visitei grandes livrarias como a Livraria Lello, onde milhares de livros infantis fariam seus sonhos serem realizados.
E talvez um dia ela possa visitar a Europa, e saber que já esteve por lá em meus pensamentos.

Mas, ela já está na Europa, com seus 05 anos, dentro da TECNOLOGIA dos desenhos infantis modernos e dos seriados que tanto ama.
E com ela a nova safra de novos tecnólogos mirins invadem o mundo.
São as famosas crianças dos tempos modernos, cheias de sonhos e de desejos com seus brinquedos modernos e cheios de TECNOLOGIA.
Mas ficará na minha memória, o seu eterno jeito de menina CATIVANTE, que derrete meu coração, quando me chama de “Vozinha. ”

Obrigada Laura Haase por seus momentos de pura felicidade.