quarta-feira, 16 de agosto de 2017

LAVADO DE LAGRIMAS.....

CRONICA URBANA

“LAVADO EM LAGRIMAS”

BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)

*Estou em Portugal-2017








Portugal vive uma semana de inferno astral literalmente, são dezenas de acidentes com vítimas fatais, incêndios sem controle, muitos deles segundo as autoridades, criminosos.

       Abro a televisão para assistir o noticiário local, depois de um feriado de Assunção de Nossa Senhora, e a repórter em tom de desabafo, exclama entre as informações repassadas: “O Homem estava LAVADO DE LAGRIMAS”.
SIM!


·         LAVADO de lagrimas, estão muitos rostos de cidadãos que perderam quase TUDO, em incêndios, muitos deles criminosos segundo as autoridades portuguesas. É estarrecedor ver o fogo, destruindo vilarejos históricos, com suas pastagens cheias de história e de trabalho árduo, vi animais sem rumo, correndo do fogo, porcos, galinhas, carneiros, sem ter para onde ir, vi Oliveiras centenárias sendo levadas pelo fogo, e na manhã seguinte o caminho de cinzas, era algo entristecedor para qualquer ser humano.


·         LAVADO e Banhado de Lagrimas, estava o rosto de uma idosa que dizia a repórter da TV local, ter saído do inferno.



·         LAVADO e Banhado de Lagrimas, estava a alma do Presidente da República portuguesa Marcelo Rabelo, que é um dos poucos Presidentes do Mundo que se EMOCIONA com a dor da população, ele vai onde há um sinistro, um incêndio, uma morte, lá está ele a abraçar a família, isso não tem preço.


·         Banhado de Lagrima, está o coração de quem perdeu seu ente querido no dia da Festa de Nossa Senhora do Monte, 15.08.2017, onde um MONTE de gente apavorada, atropelava outras tantas, quando uma arvore centenária de 200 anos caiu sobre a multidão, matando mais de 10 pessoas e ferindo outras dezenas.

·         Lavado e banhado de lagrimas, estão as dezenas de fiéis que acompanhavam um ANDOR que desabou e feriu, dezenas de cidadãos que acompanhavam a procissão, em uma semana de festivais e eventos religiosos em Portugal.



·         Banhado de lagrimas: Está o coração do Pai que em férias com a família na praia de Portugal, perdeu uma filha quando um avião descontrolado atropelou banhistas, e a criança e mais um cidadão morreram no trágico acidente, em um dia que parecia ser somente de alegria, e se tornou um dia de dor.


·         Banhado de Lagrimas: está o Pai que veio de férias para Portugal da França, em um período onde a cidade ferve de turistas e teve sua família destruída pela insanidade de seu filho, que ainda sem explicação, matou a Mãe, a irmã e feriu o pai que agoniza em um leito de hospital.
·         Banhado de lagrimas: está a família de um cidadão francês, empresário, que foi atropelado por um caminhão em uma estreita rua de Lisboa e morreu.



·         Assim começou a semana em Portugal, onde centenas de casos reais, estão literalmente BANHADOS DE LAGRIMAS. Muitos somente com restos de cinzas que algumas delas serão jogadas ao mar.

·         E banhados de lagrimas estarão por décadas, o coração de quem amou as músicas e as canções do eterno ELVIS PRESLEY que hoje faz 40 anos*16.08.2017 que deixou a vida física para entrar para a história.