quinta-feira, 31 de agosto de 2017

TODOS, TEM SONHOS, MAS MUITOS NÃO CONCRETIZAM, FICAM SÓ EM SONHOS.

CRONICAS DA NECA MACHADO


“OS SONHOS QUE FICARAM PELO CAMINHO...”


(cansei do cheiro de esgoto, amo contemplar o MAR, e bem longe da LAMA.)



                               
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)





“OS SONHOS QUE FICARAM PELO CAMINHO...”

·         Na estação do metrô em Portugal, repenso na Angolana que raspava loterias, talvez pensando em um futuro melhor para si e sua família e resolvo “revolver” na memória, velhos SONHOS QUE FICARAM PELO CAMINHO...
·        (Mas, MUITOS deles se concretizaram.)
·        Com o passar dos anos, aprendi a ter discernimento e a absolver sabedoria de outros mais experientes.
·        Observo que o envelhecimento trouxe para muitos, demência, mas, no meu caso, me trouxe MUITA CORAGEM, coragem de sair do lugar, coragem de descobrir novos sabores, coragem de conhecer novas culturas, coragem de ariscar.
·        Quando DECIDI investir na poesia internacional, MUITOS até talvez me tenham qualificado de “louca” por querer SONHAR TÃO ALTO, quando em terras onde nasci, sequer o respeito é notado ao meu trabalho de décadas, talvez morta tenha reconhecimento, mas NÃO estarei contente onde estiver, porque nem quero ser sepultada, pelos meus DESEJOS, quero ser CREMADA e minhas cinzas jogadas no OCEANO ATLANTICO na Europa, “não quero ser jogada no Rio Amazonas por favor, e nem terei o prazer de sorrir ao receber homenagens póstumas.”
·        (Deixarei em vida um codicilo a Dimitrius, meu filho que tem me acompanhado que meu desejo seja concretizado.)
·        E volto a lembrar de quantos sonhos por aí ficaram no caminho. Muitos tem sonhos, outros divagam, outros deliram...
LEMBRANÇAS

·        Sou Professora e um dia uma aluna minha que tinha problemas com outra aluna por ciúmes, a aluna criticada era linda, e a outra menos bela, um dia perguntei sobre sonhos na sala de aula a ela, e me respondeu que queria ir para o Canadá. Talvez nem tenha saído de Macapá.
·        Observei que um Homem sentava em um banco décadas, as vezes delirava, noutras somente criticava, mas, continua no mesmo lugar, não comprou uma bicicleta nova, não tem uma casa longe da lama, não foi a universidade, mas, talvez tivesse sonhos, que nunca realizou, continua no mesmo lugar.
·        Continuei a observar uma Mulher cheia de sonhos de grandeza, megalômana, só pensava em riqueza, não tem trabalho, não passou em um concurso público e não é mais jovem. O tempo passou.
 Continua na lama, sentindo o cheiro de fezes, talvez tenha conquistado um novo amor, talvez pela sua agressividade, e seus nomes obscenos, tenha sido agredida por outro nas madrugadas, deveria ter mais humildade e não perder seu tempo, assim seus SONHOS seriam realizados.

·        Aí lembrei de um jovem que SONHOU que, queria ir para o exterior, se perdeu no caminho, nem planejou sua viagem e seus sonhos ficaram no ar. Viajar exige determinação, planejamento, economia, controle, conhecimento do País com suas LEIS. Senão vai ficar no aeroporto, e ser deportado, eu já vi um monte barrado na Europa. A legislação funciona, são rigorosos.
·        E EU, só queria em SONHOS, por ter um “açaizal” 100 pés de açaizeiros no meu quintal, só queria comprar uma amassadeira de açaí para tomar um açaí puro, limpo de impurezas.
 Tenho procurado comprar açaí, mas me decepciono cada vez que descubro produtos que colocam no açaí que perde até o “roxo” de sua cor, nem comprei a amassadeira, viajei mais de 11 Países, sim, Países, da Oceania a Europa, passando pela América do Sul, e não comprei minha AMASSADEIRA DE AÇAI, e nem vou comprar mais, um SONHO que ficou pelo caminho. Junto com outro que era comprar uma máquina de moer cana, sim, amo GARAPA fresca, pura, saída na hora, mas, infelizmente, estes SONHOS, não serão concretizados, não vou comprar mais.
·        Mas um SONHO que se realizou, foi ver o MAR, amo o MAR, tenho até MAR em meu nome MAR+IA= MARIA.


AMO CONTEMPLAR O MAR, poderoso, as vezes tempestuoso, as vezes cheio de calmaria, noutros pura REVOLTA de aguas, amo, simplesmente AMO SOMENTE CONTEMPLAR, não gosto de duelar com o MAR, deixo a ele o PODER de ser imperador das aguas, não gosto de navegar no mar, gosto apenas de CONTEMPLAR. E quero ser depositada no MAR, voltar ao MAR, minhas cinzas jogadas ao MAR.