sábado, 14 de outubro de 2017

15ª OBRA-ANTOLOGIA DE NECA MACHADO EM PORTUGAL


FÚRIA DE VIVER – UM HINO A VIDA!
(15º LIVRO-ANTOLOGIA EM PORTUGAL DE NECA MACHADO)





NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA



Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)




FÚRIA DE VIVER – UM HINO A VIDA!
(15º LIVRO-ANTOLOGIA EM PORTUGAL DE NECA MACHADO)
*Uma obra, bem elaborada sob a organização de Isidro Sousa


14.10.2017-Porto-Portugal

          Fui tomar um café literário hoje, 14.10.2017 na cidade do Porto em Portugal, com o querido ISIDRO SOUSA, editor de minha 15º ANTOLOGIA LUSA (entre Porto e Lisboa, são 15 obras, coletivas e individuais, publicadas em Portugal).


E MUITO FELIZ! SIM, FELIZ!
De receber de suas mãos (Isidro) 02 exemplares de “FÚRIA DE VIVER”, UM HINO A VIDA. Uma antologia primorosa, feita com capricho de quem sabe valorizar seu trabalho em prol da difusão da literatura mundial.
 PARABÉNS!

ISIDRO SOUSA reuniu 56 autores entre europeus e brasileiros, da qual me sinto imensamente “orgulhosa” de fazer parte desta ANTOLOGIA, um verdadeiro HINO A VIDA, onde ele começa com a celebre frase de “Oscar Wilde: VIVER é a coisa mais RARA do mundo. A maioria das pessoas apenas EXISTE. ”



SIM! ISIDRO SOUSA, nesta ANTOLOGIA, traça uma verdadeira reflexão literária sobre o fato da existência humana, onde muitos SERES ditos humanos, vegetam, existem, tomam espaço, sem se aperceberem da importância do fato de VIVER em sua plenitude a existência que lhe foi outorgada, sim, porque VIVER é realmente um presente, quando muitos, não conseguiram sequer sobreviver.
UM HINO A VIDA, é uma reunião de autores diversos que traduzem em suas verves literárias, a sublime caminhada do respirar, porque VIVER é como o ar que respiramos, sem AR, não há VIDA, e sem a essência da escrita, não há a verdadeira poesia de traduzir emoções.

Para a Autora Amélia Henriques: “ Viver ou saber viver? ” (Porque segundo ela- viver exige sabedoria)

É uma sublime reflexão antológica de como levamos a VIDA.
Muitos, nem sabem Vive-la em plenitude, apenas “existem”.



E EU, Neca Machado contribuo com meu Poema, na obra.


TUA AUSENCIA.... (Neca Machado)

Não será dor,
Porque o silencio te trás
No soneto de meu poema de saudade.
Tua ausência
Está no aroma da manha
Na nevoa que reflete tua imagem sutil.
E que na janela se esvai quando o vento teima em caminhar.


Tua ausência
Somente é física
Porque te tenho na imaginação
E contigo fazemos o que sonhamos.
Temos a voracidade do caminhar
E a intensidade da emoção.

Tua ausência não é dor
Nem sofrimento
Nem lagrima a cair sem emoção.

Tua ausência é apenas física.

Te sinto no vento...
No soneto do poema
Na rima nem tão amena
No perfume da orquídea da florista
No barulho dos automóveis,
Te sinto ao abrir a porta
Ao sorrir furtivamente de um elogio
Com meias verdades.

Tua ausência não é dor,
É apenas uma boa lembrança
Eternizada na alma.
PORQUE TE TENHO DENTRO DE MIM.