quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

SANTIAGO DE COMPOSTELA

DICAS DE VIAGEM POR NECA MACHADO

SANTIAGO DE COMPOSTELA- ESPANHA-GALIZA



NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)



SANTIAGO DE COMPOSTELA- ESPANHA-GALIZA
O DESTINO DE PEREGRINAÇÃO CRISTÃ


Uma das cidades espanholas mais visitadas por cristãos do mundo, situada ao noroeste é SANTIAGO DE COMPOSTELA, seu CAMINHO é conhecido mundialmente pela PEREGRINAÇÃO CRISTÃ, sendo superada somente por ROMA e JERUSALEM.
VOCE (   ) Poderá chegar a SANTIAGO DE COMPOSTELA também de trem (comboio) saindo de Portugal-Porto com destino a cidade espanhola de VIGO, e na estação mudar de trem com destino a Espanha.

Os trens são confortáveis, com restaurante, informações digitais, e controle de segurança.
Ao longo da viagem as cidades pequenas do entorno são uma verdadeira pintura europeia, lindas, limpas, com suas cores características, muitas construções de pedras e os rios que cortam as cidades servem de encanto ao olhar.

No trem as línguas se misturam, são viajantes e estudantes do mundo todo, se escuta do chinês ao árabe.
O clima é europeu.
E um dos hotéis com visão panorâmica da cidade é o “Eurostar”,


Santiago de Compostela é uma cidade e município (concello em galego) no noroeste de Espanha. É capital da comunidade autónoma da Galiza e faz parte da província da Corunha e da comarca de Santiago. O município tem 220 km² de área e em 2016 tinha 95 966 habitantes (densidade: 436,2 hab./km²).
É uma cidade internacionalmente famosa como um dos destinos. Ligado a esta tradição, que remonta à fundação da cidade no século IX, destaca-se a catedral de Santiago de fachada barroca, que alberga o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A visita a esse túmulo marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilómetros. Desde 1985 que o seu centro histórico (cidade velha) está incluído na lista de Património Mundial da UNESCO. Em 1993 foi também incluído nessa lista o Caminho de Santiago, que já tinha sido classificado como o primeiro itinerário cultural europeu pelo Conselho da Europa em 1987.] Foi uma das capitais europeias da cultura em 2000.
Situa-se 70 km a sul da Corunha, 65 km a norte de Pontevedra, 100 km a noroeste de Ourense e 115 km a norte da fronteira portuguesa de Valença. Como capital da Galiza, ali está sediado o governo (Junta da Galiza) e o parlamento regionais galegos. É também uma importante cidade universitária, pela sua universidade, fundada em 1495 e que no ano letivo de 2011-2012 tinha mais de 28 000 alunos inscritos e no ano anterior tinha 2 164 docentes.