segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

08.12 > DIA DA JUSTIÇA




08 de Dezembro

DIA DA JUSTIÇA
DIA DO CRONISTA ESPORTIVO
DIA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Por > Neca Machado > Bacharel em Direito

JUSTIÇA

A paixão pelo DIREITO me levou de volta a academia depois de 40 anos, para me decepcionar com o abstral conceito de JUSTIÇA.

Percebi ao longo de décadas de minha existência que a JUSTIÇA, tão propalada não pressupõe a este equilíbrio social entre interesses de seres humanos oportunizando direitos igualitários previstos em nossa CARTA MAGNA.

Vejo INJUSTIÇA no meu cotidiano desde o meu direito do sossego por trabalhar e querer descansar até os meus direitos basilares de saúde e educação. Estou envelhecendo e aprendendo a discernir diariamente o que considero JUSTIÇA.

Homens JUSTOS deveriam se debruçar sobre a JUSTIÇA.

Mas muitos não o fazem, são reféns de dogmas filosóficos muitos deles arcaicos que não se atualizaram, nossos Códigos de normas precisam ser revistos.

MAS, EU AINDA ACREDITO NA JUSTIÇA.

Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.1 Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos.
Em um sentido mais amplo, pode ser considerado como um termo abstracto que designa o respeito pelo direito de terceiros, a aplicação ou reposição do seu direito por ser maior em virtude moral ou material. A justiça pode ser reconhecida por mecanismos automáticos ou intuitivos nas relações sociais, ou por mediação através dos tribunais, através do Poder Judiciário.
Na Roma Antiga, a justiça era representada por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm direitos iguais". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos.
Justiça também "é uma das quatro virtudes cardinais", e ela, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste "na constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido" (CCIC, n. 381).