quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A SÍNDROME DO NINHO VAZIO....




Então é NATAL de 2014

Por > Neca Machado > MÃE
nmmac@live.com

Então é NATAL de 2014
Por > Neca Machado > MÃE
nmmac@live.com

A SINDROME DO NINHO VAZIO...

Cada vez mais me surpreendo com a minha capacidade de superação, talvez seja a verdadeira maturidade que atingiu meu coração.

A síndrome do ninho vazio bateu na minha porta, mas, foi o silencio das vozes que sumiram que me fizeram acordar, neste Natal de 2014, não somos mais três, somos apenas dois, antes Vicent, Dimitrius e EU tínhamos uma rotina, agora ela se fragmentou.

Manfred um alemão apareceu de tão longe para amenizar minha solidão, agora somos só nós dois, e o silencio é o terceiro personagem deste Ninho que vazio não só na sua essência, mas na singularidade do afeto, talvez possa amenizar a nostalgia de sermos Mãe e refletir com ele.
Para muitas Mulheres o vôo dos filhos é salutar, vê-los crescer, contribuir para o seu crescimento, participar, enfim, a maternidade é pura proteção, mas, quando eles resolvem seguirem seus próprios caminhos, muitas vezes incertos cheios de obstáculos, nós perguntamos onde erramos (   )

A vida é assim, cheia de silêncios internos que precisam ecoar em nossos corações, mas precisamos erguer nossas muralhas para protegermos nosso coração tão fragilizado com vôos tão precoces.

Muitas Mães não conseguem aceitar esse rompimento do vôo dos filhos e entram em depressão, aprendi a controlar meu ímpeto de saudade, pinto, escrevo, cozinho, bordo, faço minhas roupas em crochê e observo a janela, imagino os olhares deles em outras épocas, as vezes me pego sorrindo furtiva de velhas lembranças que não voltarão mais, continuo na janela a ver pássaros deixando ninhos todas as manhas aqui no Poço do Mato, gosto de contemplar o nascer do Sol, com suas matizes, e vê vejo na infância de novo buscando uma fresta de saudade.

No meu Ninho, não haverá novos seres a erguerem seus cantos, mas haverá esperança de um novo projeto bem distante daqui.

No meu ninho não haverá mais reprodução de aves singulares, mas deixarei ele no mesmo lugar (coração) para que o silencio seja Senhor das lembranças entrelaçadas de amor, e saudade, as vivi, as convivi, as amargurei, as procurei esquecer, mas, continuarei a Sonhar com caminhos de Pássaros errantes que voltam ao mesmo ninho para  matar a velha saudade que não se esvai.

  DO NINHO VAZIO...