domingo, 4 de setembro de 2016

AUTORIDADE INCOMPETENTE, UM DIA O CÂNCER VAI BATER NA TUA PORTA, E TALVEZ VOCÊ ME ENTENDA

ARTIGO DE DOMINGO
 04.09.2016-AP

BIOGRAFIA DA NECA
Por > Neca Machado (Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, Fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas na Amazônia e na Europa, em 2016 classificada entre as 150 melhores fotos do Concurso URBS cidades em tons de cinza, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em duas obras lançadas em 2016 em Portugal-Lisboa, Licenciada Plena em Pedagogia, Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 na Europa, Quituteira.

INSENSIBILIDADE COM O CANCER



Para qualquer cidadão mortal sensível é difícil entender a INSENSIBILIDADE de uma autoridade que gerencia a saúde.
A frase dita várias vezes “sentindo na pele” para muitos talvez modificasse o olhar e a gestão de quem dirige, planeja e ordena despesas na área da saúde, mas, INFELIZMENTE a realidade é outra, muitas autoridades pelo Brasil e no Amapá não é diferente não conseguem colocar em pratica uma administração EFICAZ para dar qualidade de vida ao portador do CÂNCER
.

O estado do Amapá não avançou em tecnologia de ponta para melhorar a qualidade de quem está MORRENDO DE CANCER, morre porque o estado é criminoso ao se OMITIR no acompanhamento e tratamento DIGNO para o paciente de câncer. Muitas autoridades que possuem um familiar com câncer poderiam ter um olhar mais HUMANITARIO e eficaz na sua gestão, adquirindo equipamentos que fazem exames de complexidade para detectar e prevenir o câncer, mas, infelizmente terceirizam quase tudo, não investem em equipamentos permanentes para hospitais públicos, e quando alguém da família é diagnosticado com CANCER, ele é internado na rede privada, porque o gestor não acredita e sabe que na rede pública o tratamento é ineficaz.


Uma frase dita por um caboco na Amazônia tem um efeito imenso ao ser interpretada: “O câncer pega o rico e o pobre...” Sim sábia frase, porque o câncer vai atingir tanto as classes mais abastadas como o pobre do caboco que desconhece o que o afeta.
E aí, meu caro, vamos continuar a chorar nossos mortos de câncer, porque nem reza mais resolve, disse outro, se resolvesse a Missa da Cura era um referencial.
Gestores não aplicam recursos corretamente, gestores insensíveis e incompetentes continuam a serem contemplados com cargos graciosos porque tem Padrinhos em outros setores que os colocam para servirem a seus interesses.
Enquanto a JUSTIÇA não ser aplicada na totalidade, muitos condenados pelos seus crimes ainda vão continuar a sorrir da população.


 Mas, a velha frase de sábios ribeirinhos vai continua a ecoar sobre a floresta, “a Justiça de Deus é maior, tarda, mas, não falha” e aí familiares de autoridades que poderiam melhorar a saúde, dar qualidade de vida as pessoas cidadãs, adquirir equipamentos de ponta com tecnologia nuclear... Vão MORRER em hospitais privados e terão o mesmo destino de pobres sofridos com suas dores em camas improvisadas onde esmolaram por VIDA, e não conseguiram sobreviver devido a INSENSATEZ de autoridades desumanas, que talvez um dia terão o mesmo fim.


Sim, um dia o CANCER vai te pegar, e aí VOCE vai sentir na pele o que poderia ter mudado e não fez, se tivesse investido mais, comprado mais, gerenciado mais, a realidade seria outra.