terça-feira, 15 de março de 2016

MORRE UMA VERDADEIRA MULHER DO AMAPÁ > BENEDITA DOS PRAZERES > BILÓ


+15.03.2016 > MORRE UMA VERDADEIRA MULHER DO AMAPÁ > BENEDITA DOS PRAZERES > BILÓ
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Neca Machado MORRE UMA VERDADEIRA MULHER DO AMAPÁ
+15.03.2016
BENEDITA PRAZERES DOS SANTOS > BILÓ DO LAGUINHO
Por > Neca Machado > 15.03.2016

Década de setenta no bairro do Laguinho em Macapá a Paroquia de São Benedito era um Centro de socialização da Juventude.

Padres italianos chegavam ao Amapá e contribuíam com a formação social na evangelização de centenas de jovens, dentre eles estava a BILÓ filha de pioneiros tradicionais, seu Zé e Dona Geralda dos Prazeres que residiam na confluência da Avenida Nações Unidas e Rua São José no bairro do Laguinho em Macapá, a maioria dos Jovens que passou pelas mãos dos Padres como se dizia na época, conseguiu seguir um caminho de êxito através dos ensinamentos e orientações, BILÓ tornou-se enfermeira com mais de 30 anos dedicados a enfermagem no Amapá, constituiu família e era casada com o Jair numa relação de afeto singular.

EU convivi com a família de BILÓ, minha Mãe era Quitandeira junto com TIA Geralda, sua Mãe e as duas eram amigas inseparáveis, vendiam quitutes, bananas, açaí e conseguiram com muita labuta educar e formar uma grande família onde os princípios religiosos predominavam. O tempo passou e muita coisa mudou em nossas vidas, mas sempre que encontrava BILÓ, lá estava ela com sua voz serena, seu olhar furtivo e um belo sorriso a nos presentear.

Uma das vezes que a encontrei foi numa bela homenagem que a famosa JUVENTUDE DO LAGUINHO reunida em um evento festivo na Paroquia de São Benedito revivia momentos glamorosos para receber o Padre Paulo Di Coppi que estava residindo no sul do Brasil e veio a Macapá para reencontrar seus pupilos, lá estava BILÓ, com sua serenidade a soltar sua voz em sinônimo de alegria pelo reencontro saudoso.

Tenho mais de 30 mil fotografias e hoje quando soube de sua morte, fiquei a pensar em uma homenagem singela porque BILÓ realmente merecia o nosso afeto.
Agora vai encontrar seus familiares como um SER DE LUZ.
Descanse em PAZ BILÓ, que sua família tenha sempre o orgulho no peito de dizer que você realmente foi uma grande MULHER DO AMAPÁ.
Neca Machado
Escreva um comentário...