domingo, 22 de janeiro de 2017

CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO > EU SÓ QUERIA CHAMAR UM PORRA!

Neca Machado adicionou 3 novas fotos.
2 min
CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO.
DIFERENÇAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL
"O CREME DE LEITE VIROU NATA"
Curtir
Comentar
Comentários
Neca Machado PARTE 02

CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO
22.01.2017
PORTUGAL X BRASIL
PORTUGUES DE PORTUGAL-01.2017

AS MUITAS DIFERENÇAS COLOQUIAIS
Um dicionário PORTUBRAL (PORTUGAL E BRASIL)

“A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou tem outro significado.
Em contrapartida a linguagem formal ou culta é aquela que carrega consigo a rigidez das normas gramaticais, utilizada principalmente em textos e profissões que a exigem como no Direito, Letras e História.”

Por:
Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas, premiada em 2016 com classificação na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, Concurso Urbs, classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 06 obras lançadas em Portugal em 2016, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.) 
Email: nmmac@live.com

• Ao chegar em Portugal-Porto onde passo um tempo me deparei com algumas diferenças nas expressões linguísticas, e não me surpreendi porque preciso educar a minha paciência e compreensão respeitando a língua que não é pátria a mim.

CRONICAS URBANAS DA NECA MACHADO
“EU SÓ QUERIA CHAMAR UM PORRA”
POR CAUSA DO FRIO!

• E na volta do Supermercado que não é supermercado por aqui em terras lusas, não conseguia subir as ladeiras de um bairro alto, porque o intenso frio me incomodava, EU que tinha chegado recentemente do extremo norte da Amazônia, fronteira com a Guiana francesa, de um calor de 39 graus, mas, com sensação térmica de 40º, que ao deixar o carro na rua, para atividades diárias, quando voltamos “ele está um forno”, como dizemos no Brasil, AQUI me vejo envolvida em um frio de 1º grau e com uma sensação térmica de -10º negativos.
• Ai como diz o Caboco, EU só queria chamar um PORRA!
• QUE para nós amazonidas é uma expressão de descontentamento, com algo que nos incomoda ou mesmo de revolta com algo não satisfeito. E não posso, porque ao soar inadvertidamente em uma lanchonete onde uma pessoa pisou no meu pé, vejo o ar do vendedor me perguntar > com NATA? Ou doce? E o tal PORRA em terras lusas é somente um CHURRO que ainda vem com uma tal NATA que quando esqueci o CREME DE LEITE para um mousse de morangos, voltei ao mercado próximo de casa e não encontrando fui perguntar ao vendedor e ele na sua pronuncia impronunciável e sem entender direito, me disse que não existe aqui, mas que tem a NATA que nada mais é que o nosso CREME DE LEITE no Brasil e que faz o mesmo efeito.
• E se EU tomasse umas como se diz no Brasil, encheria a cara com uma CERVEJA, mas, me surpreendi de novo, a tal CERVEJA OU CHOPP, por aqui é FINO; e aí volto a lembrar de nossos cabocos da Amazônia, pai dégua, pavulagem, metidos.... Que diriam: mas FINO não é LADRÃO? EX: “caramba aquele fulano é muito FINO, MÃO FINA, LIGEIRO” rouba tanto que passou banha de catita na mão...Ou talvez com outra interpretação, UM RAPAZ MUITO FINO, ou seja, um GAY, ou ainda muito ELEGANTE, MUITO FINO.
• E depois de tanto caminhar pelas LADEIRAS (SUBIDAS) com os pés a doer, eu só queria comprar UM TENIS, e no shopping luxuoso do bairro o El corte Inglês, o vendedor sai-se com essa, QUER ESSA SAPATILHA? E eu: não, não, só quero um TENIS, não faço balé! E mais uma diferença entre Brasil e Portugal, o TENIS É SAPATILHA.
DescurtirResponder13 min