terça-feira, 12 de setembro de 2017

A LINGUA FERINA DE EMANOEL LOMELINO-LISBOA

EMANOEL LOMELINO – PAIXÃO E ODIO

“A SENSATEZ DE UM SER DIFERENTE”



Por: Neca Machado
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)







               Em janeiro de 2017 vou a Lisboa-Portugal para mais um lançamento de uma obra coletiva, antologias de Contos internacionais onde sou coautora vinda do Brasil, e outro poeta me apresenta uma PESSOA SINGULAR, sem modismos, simplório, sem a preocupação com a estética, enfim...
E seu nome:
Emanuel Lomelino - Emanuel Jesus Silva Freitas Lomelino é português, nascido a 29 de Janeiro de 1972 em Camarate (subúrbio de Lisboa) é membro ativo em diversos eventos literários, seja como co-autor, apresentador e/ou prefaciador de obras de outros autores, moderador e coordenador. Individualmente tem 6 livros de poesia editados. Organizador da antologia do I Encontro de Poetas da Língua Portuguesa – Entre o Fado e o Samba e co-organizador da antologia Em Todos os Ritmos da Poesia comemorativa do III Encontro, entre outras antologia internacionais.


E em poucos minutos resolvo conversar com ele, e fico “encantada” pelo seu senso crítico e SENSATEZ em olhar com “outros olhos” a GANANCIA DE EDITORES.
Emanuel é daqueles MODERADORES DE EVENTOS literários “sem papas na língua”, chega de mansinho, FOI CONVIDADO, (talvez não vá quando não é convidado, nem se orgulha dos diplomas dos outros,).

SENSATEZ DO EMANUEL
·         Fim de 2017-setembro: 09.09.2017 – de novo estou em Lisboa-Portugal, no Centro Cultural de Belém, sala Glicinia Quartin, 2º Festival De Poesia de Lisboa, onde de novo, sou coautora em mais uma antologia poética, vindo do extremo norte do Brasil-Amapá, e para chegar aqui, não foi fácil, viagem cara, custos altos, e TUDO, saído do meu bolso, sem apoio de NINGUEM, até para o lançamento do Livro, todos os custos MEUS.

·         E na programação uma “palestra cujo título, NÃO COADUNA COM EMANUEL” – “SER POETA NA ERA DIGITAL”

·         Primeiro: porque EMANOEL, não se considera um POETA.

·         Segundo, porque nem é amante da tecnologia.

·         E de NOVO, lá estava EU (Neca Machado) sorrindo internamente pela presença do Emanoel, agora, mais “apresentável” do que quando o vi pela primeira vez, mas, ainda sem a preocupação com a estética “convencional”, EMANOEL é de romper paradigmas, “chegou dizendo que nem sabia porque estava ali... PODE? EU que sai do AMAPÁ, longe demais, sem apoio, sem respeito com meu trabalho, sem sequer citarem meu nome....Escutando de novo a REVOLTA DE EMANOEL. VALEU MUITO.


(Lomelino em 01.2017)


·         AMEI.

·         CONTINUOU:

·         CRITICOU Poetas que não sabem escrever, falou de editores que não PAGAM autores, porque um livro só está na edição porque os AUTORES escrevem.

·          Muitos editores sequer SABEM ESCREVER, e “muitos”, são arrogantes, nem respeitam quem os pagam, nem, valorizam suas viagens, e suas competências e SEUS TALENTOS, e vão ganhar dinheiro com as obras que produziram, mas, precisam lembrar, que (MUITOS LIVROS, SÃO EDITADOS EM CONTRATOS VERBAIS,

·          E como Bacharel em Direito, um dia vão ter dor de cabeça, QUANDO ALGUM AUTOR, (   ) OS PROCESSAREM POR DIREITOS AUTORAIS),

·         Porque escrever é para QUEM TEM TALENTO, SIM!

·         E EMANOEL continuou... a SOLTAR SUAS MARAVILHOSAS CRITICAS, na cara de quem o convidou. No norte do Brasil, falamos “BEM FEITO”, podia ter dormido sem essa, com mais prudência ao CONVIDAR EMANOEL.

·         E EU amo a presença dele, PORQUE, é singular,



·         No convite, pedem: TRAJE SOCIAL, e lá estava o Emanoel vestido de “calças curtas” como dizem aqui em Portugal (rs....) DE SHORT.

·         E ele é assim: vai continuar a soltar seus venenos na CARA DE QUEM O CONVIDOU.

·         E VAI CONTINUAR A SER CONVIDADO. E A ESCREVER APRESENTAÇÕES.

·         Escutei de alguém no fundo, “ele é louco”...

·         Vai continuar a SER: AMADO E ODIADO. E vai continuar a ir em eventos poéticos pelo mundo, e vai de novo, CRITICAR NA CARA DE QUEM O CONVIDOU. (BEM FEITO!)

·         GOSTO DE EMANOEL, COM SUA LINGUA FERINA.