domingo, 17 de setembro de 2017

BANDA "LITERA" EM PORTUGAL, NA CASA DA MUSICA-PORTO

ENSAIO DA BANDA “LITERA”

DE PORTO ALEGRE NO PORTO-PORTUGAL-16.09.2017



Por: Neca Machado


BIOGRAFIA
Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 10 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)








ENSAIO DA BANDA “LITERA”

DE PORTO ALEGRE NO PORTO-PORTUGAL-16.09.2017

Encontrei neste sábado, 16 de setembro de 2017 na área externa da Casa da Musica, na cidade do Porto-Portugal, integrantes da BANDA LITERA, de Porto Alegre do Brasil, e me emocionei com a qualidade da música deles.

 Fui para assistir o concerto da cantora Tereza Salgueiro e me surpreendi quando escutei um som de um Rock diferente, que saia da área externa, estilo romântico com picadas sarcásticas, mas numa banda musical de ritmos de excelente qualidade.
Escutei atenta as canções e ao terminarem fui parabeniza-los pela qualidade da música brasileira tocada em terras lusas, em uma cidade que foi escolhida como o melhor destino turístico de 2017, a cidade do Porto-Portugal.

E mais surpresa:
Encontrei jovens competentes, sem vaidades, humanistas, poetas de primeira linha musical, orgulhosos de saírem de uma cidade distante e hoje galgarem um espaço em nível mundial.

A Banda LITERA já tem trajetória nacional, faz uma retrospectiva histórica ao abordar temas como o AMOR, e dentre suas habilidades logísticas, a entrega de adesivos sugestivos para turistas espalharem pelo mundo.

O trabalho atual é uma parceria histórica entre Brasil e Portugal onde traduzem em sua musicalidade a relação afetiva entre o Imperador português e a marquesa de Santos.

Cantar em um palco onde o referencial de qualidade pulsa mundialmente que é a CASA DA MUSICA, é sonho de qualquer cantor, e a BANDA LITERA realiza este sonho com música de qualidade.

PARABENS PELO TRABALHO! AMEI, recebi dos integrantes um cd promocional, MUITO OBRIGADA

REPRODUÇÃO
A Lítera nasceu no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Relacionamentos com suas facetas e peculiaridades serviram de inspiração para “Um pouco de cada dia”, o primeiro álbum do grupo, lançado em 2009 e escolhido como melhor lançamento de banda gaúcha pela afiliada da Globo no RS. Na época, participaram e foram finalistas do Festival de Música de Porto Alegre.
Apontada por referências no meio musical e pela imprensa nacional como uma das bandas de maior destaque nas redes sociais, a Lítera hoje trabalha seu segundo disco, “Caso Real”. O álbum traz um tema que estabelece a relação Brasil-Portugal, pois é inspirado nas cartas trocadas no romance entre o Imperador Dom Pedro I (I no Brasil, IV em Portugal) e a Marquesa de Santos, Domitila de Castro. No Brasil, o disco foi lançado em Porto Alegre no Teatro do Sesc, e em São Paulo o lançamento foi no Solar da Marquesa, fazendo parte da programação oficial do aniversário da cidade.
A Lítera leva também suas músicas para a rua, fazendo shows itinerantes em pontos históricos e turísticos das principais cidades do Brasil. A banda se apresenta com figurino de época e elementos cênicos do século XIX, que trazem o lúdico para o espaço urbano e ambientam o público, proporcionando uma experiência única em cada show.
O disco permitiu que a Lítera fizesse intervenções urbanas falando de amor. Por essa ação, a banda é facilmente identificada por um marketing inusitado, que a tornou conhecida no Brasil e no exterior, pois espalhou cerca de 36 mil adesivos com a frase "Vc já viveu um amor impossível?" em cidades do mundo todo. A pergunta contida nos adesivos é inspirada no caso de amor tão difícil de ser vivido pelo casal que dá tema ao disco.
Os depoimentos espontâneos do público sobre seus casos reais de amores impossíveis demonstram a proximidade que se cria entre a plateia e a banda, que espalha de uma forma criativa e viral as questões relacionadas ao amor na atualidade. A Lítera traz à tona as emoções vividas pelo casal com músicas modernas, e estimula a reflexão sobre os amores impossíveis que existem e vivemos hoje - seja por gênero, classe social ou cor.