quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

EULÁLIO SOARES NERY

“MORRE O PIONEIRO EULALIO NERY AOS 89 ANOS”
*12.02.1928- Macacoari- Amapá
+16.01.2018- Macapá





Por> (Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)



“MORRE O PIONEIRO EULALIO NERY AOS 89 ANOS”
*12.02.1928- Macacoari- Amapá
+16.01.2018- Macapá




Macapá se despede de um VERDADEIRO PIONEIRO DO AMAPÁ, nesta terça-feira, 16.01.2018, MORRE EULALIO SOARES NERY, AOS 89 ANOS.

Próximo de completar 90 anos, deixa a vida física para entrar na história do Amapá, um verdadeiro SER HUMANISTA que dedicou sua vida ao desenvolvimento do Estado do Amapá.
SEU EULALIO, um homem aguerrido que junto com a esposa, construíram uma família exemplar no seio da sociedade amapaense, patriarca de cinco filhos, (Fatima, Sara, Cesar, Pedro Paulo e Benedito) todos com formação superior.
 Nascido no dia 12 de janeiro de 1928 na pequena localidade de MACACOARI, interior do estado, ele além de um desbravador, amante da cultura local, contribuiu muito para a formação de milhares de jovens que conviveram com ele durante sua labuta como “Inspetor” educacional.
SEU EULALIO se orgulhava de conversar sobre fatos do Amapá, era um acervo vivo da nossa história que infelizmente levou ao tumulo milhares de informações preciosas que deveria estar nos anais e arquivos públicos para conhecimento das futuras gerações.

PROJETO MEMORIA VIVA

·         Há mais de 30 anos, venho pesquisando e COLETANDO dados, informações e ainda depoimentos de MUITOS PIONEIROS.
·         E numa dessas conversas com ele, me surpreendi com sua memória, rebuscando em relatos vivos, depoimentos de sua convivência com o ex governador Janary Nunes e relembrando de fatos como a cavação do POÇO DO MATO, um tema que me dediquei durante muitos anos.
Seu EULALIO não se furtou de apoiar os filhos em suas caminhadas profissionais, onde sempre falava do orgulho de suas profissões, como os Médicos Fatima e Pedro, e dos outros, engenheiros e contador.
Era notório sua presença nos grandes eventos comemorativos do aniversário da cidade de Macapá, e lá estava ele, soberbo de sua altivez, orgulhando os verdadeiros amapaenses.
O AMAPÁ deve muito a sua contribuição.

Como amapaense que preserva nossa história, MEUS AGRADECIMENTOS, pelo seu legado, e condolências à família.