DICAS
DE VIAGEM POR NECA MACHADO
NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA
Neca Machado
(Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia,
através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil,
é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental,
Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia,
fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa,
Oceania, América do Sul) 2016, classificada
em 2016 na obra brasileira
“Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs, classificada com publicação de um poema na
obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017.
Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15
obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e
Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições
em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa
em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia,
Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em
Portugal, Quituteira e designer em crochê.)
A ROTA DAS CATEDRAIS PORTUGUESAS
Um dos
maiores fluxos turísticos no Mundo, são os ROTEIROS
DA FÉ. O TURISTA vai encontrar e descobrir preciosidades, alem de concertos, obras de artes sacras e a beleza das Igrejas seculares.
EM PORTUGAL AS CATEDRAIS GUARDAM
VERDADEIROS TESOUROS, obras de arte seculares, objetos e a espiritualidade que impera nos templos.
É um
verdadeiro caminho de descobertas pela FÉ,
onde as construções seculares, guardam verdadeiros tesouros.
As
celebrações traduzem o espírito de fé crista de milhões de cidadãos do mundo,
que vão a Portugal para conhecerem
as maravilhas arquitetônicas do País luso, imagens sacras, altares, obras e criptas
guardam um acervo singular.
Catedrais
como a da Sé do Porto, guardam em
seus interiores além de imagens sacras históricas e raras, muitos corpos de ex
presidentes e Bispos importantes para os Portugueses, como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, que
abriga o ex presidente Mario Soares, e a de LAPA, possui o coração do REI Pedro IV DE PORTUGAL.
PORTO
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa é
uma igreja católica situada na cidade do Porto,
em Portugal, dedicada à Nossa Senhora da
Lapa.
A igreja
foi edificada pela Irmandade
da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um
conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da
Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o
coração do rei Pedro IV de
Portugal, doado em testamento à irmandade.
A primeira
pedra da igreja foi lançada em 17 de julho de 1756 e, embora tenha sido
consagrada em 1779, a construção só foi concluída em 1863. O primeiro projeto
da igreja foi encomendado ao arquiteto João Glama
Ströberle. Em 1756 foi encomendado em novo desenho ao
arquiteto Figueiredo Seixas,
que dirigiu as obras até à data da sua morte em 1773. Construída ao longo de
mais de um século, a igreja apresenta elementos arquitetónicos rococós e neoclássicos.
SANTUÁRIO DE FATIMA
(OLIVEIRAS SAGRADAS DA COVA DA IRIA)
Em 2017
no SANTUARIO DE FATIMA, houve a comemoração
do centenário das aparições de Nossa
Senhora aos três Pastorzinhos, e o Mundo eslava em Fatima.
“O Santuário
de Nossa Senhora de Fátima foi construído na Cova da Iria, lugar da primeira
aparição. Inclui a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com os túmulos dos
três Pastorinhos, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, o Centro
Pastoral Paulo VI, Casas de Retiro e a Igreja da Santíssima Trindade. Os fiéis
podem ainda percorrer as capelinhas da Via Sacra e o Calvário, ou reconstituir
a história dos três videntes visitando a Loca do Anjo, Valinhos, as Casas e o
Poço dos Pastorinhos”
LISBOA
O Turista que
vai a Lisboa encontra um tesouro de construções
seculares.
. Como capital de Portugal, Lisboa acumula um patrimônio
religioso de grande importância. A Sé, dedicada a Santa Maria Maior, foi
construída no século XII, no local de uma antiga mesquita. Por isso, é um dos
símbolos da Reconquista cristã do território português. Junto à Sé, em Alfama,
há a Igreja de Santo Antônio, no local onde ele teria nascido. Em 13 de junho,
acontece a procissão em sua homenagem, uma grande festa popular em Lisboa.
O Mosteiro
dos Jerônimos, com a Igreja de Santa Maria de Belém, é um dos mais emblemáticos
monumentos da capital. A imponente construção, na qual merecem destaque as
fachadas e os claustros, foi erguida na época da viagem de Vasco da Gama à
Índia e, hoje, é Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Entre outras
igrejas muito visitadas em Lisboa, estão a de São Roque, no Chiado, e a da
Madre de Deus, um dos mais belos monumentos barrocos nacionais, revestida com
entalhes dourados e azulejos portugueses. Na outra margem do Rio Tejo, o
Santuário do Cristo Rei ou do Sagrado Coração de Jesus possui um terraço de
onde é possível admirar a imagem de 28 metros de altura do Cristo Rei e uma
panorâmica única sobre Lisboa e o Estuário do Tejo.
PORTO
A Sé / Catedral
da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade
do Porto, é um dos principais e mais antigos
monumentos de Portugal.
História
O início da sua construção data da primeira
metade do século XII, e
prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em
estilo românico,
sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral
da fachada com as torres e a bela rosácea,
além do corpo da igreja de três naves coberto
por abóbada de canhão.
A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos
primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento
arquitectónico.
Na época gótica, cerca do ano de 1333,
construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos
Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no
reinado de D. João I.
Este rei casou-se com D. Filipa de
Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época
barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma
bela galilé barroca à fachada lateral da
Sé. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em
substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são
barrocas.
À esquerda da capela-mor, encontra-se um magnífico altar
de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas
portugueses. Este foi salvo das tropas francesas em 1809 por
meio de uma parede de gesso construída apressadamente.
Ainda nesta área esquerda é especialmente
notável a imagem medieval de Nossa Senhora
de Vandoma, (padroeira da
cidade).
No século XVII a capela-mor original românica (que
era dotada de um deambulatório)
foi substituída por uma maior em estilo barroco. O altar-mor, construído entre 1727-1729,
é uma importante obra do barroco joanino, projectado por Santos
Pacheco e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas
murais da capela-mor são de Nasoni. O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente.
Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos
pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
A Sé integra três belos órgãos.
Um deles, no coro-alto, marca em Portugal um período que dá início ao
desenvolvimento organístico. Trata-se de um instrumento do construtor Jann,
o mesmo do órgão da igreja da Lapa
(Porto), ambos promovidos pelo esforço e iniciativa do Cónego Ferreira dos Santos.
A catedral do
Porto é um edifício de estrutura românica dos séculos XII/XIII que veio a
sofrer grandes remodelações no período maneirista e barroco (século
XVII/XVIII).
No exterior
conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias, merecendo
destaque a rosácea do século XIII.
O corpo central da
fachada sofreu, na parte inferior, remodelação profunda em 1722, de acordo com
a inscrição.
O interior da
catedral apresenta a forma de cruz latina, de três naves escalonadas e cinco
tramos, transepto saliente e ampla capela-mor rectangular. Esta capela-mor é
obra do bispo D. Gonçalo de Morais, do período maneirista (1606-1610). É
revestida de mármores coloridos e a cobertura das paredes dos janelões é feita
com pinturas em perspectiva do arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
O retábulo-mor de
talha dourada é considerado um trecho capital para a introdução do barroco
joanino no Porto.
Na capela do
Santíssimo Sacramento destaca-se o “altar de prata”, executado entre 1632 e o
século XIX. É também considerado uma obra fundamental da ourivesaria
portuguesa, com vasta iconografia bíblica centrada na eucaristia.
O claustro foi
iniciado em 1385, por iniciativa do bispo D. João III. Tem as suas paredes
revestidas com painéis de azulejos do mestre Valentim de Almeida (1729-33),
representando passagens dos Cânticos dos Cânticos.
No restante espaço
do claustro abrem-se ainda outras capelas e a sacristia. Esta última, ricamente
decorada, apresenta elementos de pintura, escultura e talha do século XVIII.
Dos acontecimentos
memoráveis na catedral, constam o casamento de D. João I com D. Filipa de
Lencastre em 1387, e o baptismo do infante D. Henrique.