segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

ROTA DA FÉ EM PORTUGAL

PORTUGAL- ROTA DA FÉ POR NECA MACHADO-AMAZONIA

DICAS DE VIAGEM POR NECA MACHADO


IGREJAS, O ROTEIRO DA FÉ EM PORTUGAL

UM PASSEIO CULTURAL SINGULAR





NM
(Neca Machado)
BIOGRAFIA

Neca Machado (Ativista Cultural, altruísta que preserva os sabores e saberes da Amazônia, através dos Mitos e Lendas da Beira do Rio Amazonas no extremo norte do Brasil, é, Administradora Geral, Artista Plástica, Bacharel em Direito Ambiental, Especialista em Educação Profissional, Escritora de Mitos da Amazônia, fotografa com mais de 100 mil fotografias diversas por 11 Países (Europa, Oceania, América do Sul) 2016, classificada  em 2016  na obra brasileira “Cidades em tons de Cinza”, de novo em 2017, Concurso Urbs,  classificada com publicação de um poema na obra Nacional, “Sarau Brasil”, Novos Poetas de 2016, de novo em 2017. Pesquisadora da Cultura Tucuju, Contista, Cronista, Poetisa, Coautora em 15 obras lançadas em Portugal em 2016 e 2017, Autora independente da Obra Mitos e Lendas da Amazônia, Estórias da Beira do Rio Amazonas, publicada em 02 edições em Portugal em 2017, edição limitada, Coautora na obra lusa, lançada em Lisboa em 09.09.2017, A Vida em Poesia, Licenciada Plena em Pedagogia, Gastro-Foto-Jornalista, Blogueira com 25 blogs na web, 21 no Brasil e 04 em Portugal, Quituteira e designer em crochê.)



A ROTA DAS CATEDRAIS PORTUGUESAS








Um dos maiores fluxos turísticos no Mundo, são os ROTEIROS DA FÉ. O TURISTA vai encontrar e descobrir preciosidades, alem de concertos, obras de artes sacras e a beleza das Igrejas seculares.

EM PORTUGAL AS CATEDRAIS GUARDAM VERDADEIROS TESOUROS, obras de arte seculares, objetos e a espiritualidade que impera nos templos.




É um verdadeiro caminho de descobertas pela FÉ, onde as construções seculares, guardam verdadeiros tesouros.

As celebrações traduzem o espírito de fé crista de milhões de cidadãos do mundo, que vão a Portugal para conhecerem as maravilhas arquitetônicas do País luso, imagens sacras, altares, obras e criptas guardam um acervo singular.

Catedrais como a da Sé do Porto, guardam em seus interiores além de imagens sacras históricas e raras, muitos corpos de ex presidentes e Bispos importantes para os Portugueses, como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, que abriga o ex presidente Mario Soares, e a de LAPA, possui o coração do REI Pedro IV DE PORTUGAL.





PORTO
Igreja de Nossa Senhora da Lapa é uma igreja católica situada na cidade do Porto, em Portugal, dedicada à Nossa Senhora da Lapa.
 A igreja foi edificada pela Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, instituída em 1755, e faz parte de um conjunto edificado que inclui o cemitério da Lapa, a escola primária da Irmandade e o Hospital da Irmandade da Lapa. Na capela-mor encontra-se sepultado o coração do rei Pedro IV de Portugal, doado em testamento à irmandade.
A primeira pedra da igreja foi lançada em 17 de julho de 1756 e, embora tenha sido consagrada em 1779, a construção só foi concluída em 1863. O primeiro projeto da igreja foi encomendado ao arquiteto João Glama Ströberle. Em 1756 foi encomendado em novo desenho ao arquiteto Figueiredo Seixas, que dirigiu as obras até à data da sua morte em 1773. Construída ao longo de mais de um século, a igreja apresenta elementos arquitetónicos rococós e neoclássicos.

SANTUÁRIO DE FATIMA






(OLIVEIRAS SAGRADAS DA COVA DA IRIA)

Em 2017 no SANTUARIO DE FATIMA, houve a comemoração do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorzinhos, e o Mundo eslava em Fatima.
“O Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi construído na Cova da Iria, lugar da primeira aparição. Inclui a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com os túmulos dos três Pastorinhos, o Recinto das Orações, a Capela das Aparições, o Centro Pastoral Paulo VI, Casas de Retiro e a Igreja da Santíssima Trindade. Os fiéis podem ainda percorrer as capelinhas da Via Sacra e o Calvário, ou reconstituir a história dos três videntes visitando a Loca do Anjo, Valinhos, as Casas e o Poço dos Pastorinhos”



LISBOA


O Turista que vai a Lisboa encontra um tesouro de construções seculares.

. Como capital de Portugal, Lisboa acumula um patrimônio religioso de grande importância. A Sé, dedicada a Santa Maria Maior, foi construída no século XII, no local de uma antiga mesquita. Por isso, é um dos símbolos da Reconquista cristã do território português. Junto à Sé, em Alfama, há a Igreja de Santo Antônio, no local onde ele teria nascido. Em 13 de junho, acontece a procissão em sua homenagem, uma grande festa popular em Lisboa.
O Mosteiro dos Jerônimos, com a Igreja de Santa Maria de Belém, é um dos mais emblemáticos monumentos da capital. A imponente construção, na qual merecem destaque as fachadas e os claustros, foi erguida na época da viagem de Vasco da Gama à Índia e, hoje, é Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Entre outras igrejas muito visitadas em Lisboa, estão a de São Roque, no Chiado, e a da Madre de Deus, um dos mais belos monumentos barrocos nacionais, revestida com entalhes dourados e azulejos portugueses. Na outra margem do Rio Tejo, o Santuário do Cristo Rei ou do Sagrado Coração de Jesus possui um terraço de onde é possível admirar a imagem de 28 metros de altura do Cristo Rei e uma panorâmica única sobre Lisboa e o Estuário do Tejo.

PORTO




 / Catedral da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico da cidade do Porto, é um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal.

História

O início da sua construção data da primeira metade do século XII, e prolongou-se até ao princípio do século XIII. Esse primeiro edifício, em estilo românico, sofreu muitas alterações ao longo dos séculos. Da época românica datam o carácter geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves coberto por abóbada de canhão. A abóbada da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses em que se utilizou esse elemento arquitectónico.
Na época gótica, cerca do ano de 1333, construiu-se a capela funerária de João Gordo, cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de D. Dinis, sepultado em um túmulo com jacente. Também da época gótica data o claustro (séc XIV-XV), construído no reinado de D. João I. Este rei casou-se com D. Filipa de Lencastre na Sé do Porto em 1387.
O exterior da Sé foi muito modificado na época barroca. Cerca de 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni adicionou uma bela galilé barroca à fachada lateral da Sé. Cerca de 1772 construiu-se um novo portal em substituição ao românico original. As balaustradas e cúpulas das torres também são barrocas.
À esquerda da capela-mor, encontra-se um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses. Este foi salvo das tropas francesas em 1809 por meio de uma parede de gesso construída apressadamente.
Ainda nesta área esquerda é especialmente notável a imagem medieval de Nossa Senhora de Vandoma, (padroeira da cidade).
No século XVII a capela-mor original românica (que era dotada de um deambulatório) foi substituída por uma maior em estilo barroco. O altar-mor, construído entre 1727-1729, é uma importante obra do barroco joanino, projectado por Santos Pacheco e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas murais da capela-mor são de Nasoni. O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente. Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
A Sé integra três belos órgãos. Um deles, no coro-alto, marca em Portugal um período que dá início ao desenvolvimento organístico. Trata-se de um instrumento do construtor Jann, o mesmo do órgão da igreja da Lapa (Porto), ambos promovidos pelo esforço e iniciativa do Cónego Ferreira dos Santos.





A catedral do Porto é um edifício de estrutura românica dos séculos XII/XIII que veio a sofrer grandes remodelações no período maneirista e barroco (século XVII/XVIII).
No exterior conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias, merecendo destaque a rosácea do século XIII.
O corpo central da fachada sofreu, na parte inferior, remodelação profunda em 1722, de acordo com a inscrição.
O interior da catedral apresenta a forma de cruz latina, de três naves escalonadas e cinco tramos, transepto saliente e ampla capela-mor rectangular. Esta capela-mor é obra do bispo D. Gonçalo de Morais, do período maneirista (1606-1610). É revestida de mármores coloridos e a cobertura das paredes dos janelões é feita com pinturas em perspectiva do arquitecto italiano Nicolau Nasoni.
O retábulo-mor de talha dourada é considerado um trecho capital para a introdução do barroco joanino no Porto.
Na capela do Santíssimo Sacramento destaca-se o “altar de prata”, executado entre 1632 e o século XIX. É também considerado uma obra fundamental da ourivesaria portuguesa, com vasta iconografia bíblica centrada na eucaristia.
O claustro foi iniciado em 1385, por iniciativa do bispo D. João III. Tem as suas paredes revestidas com painéis de azulejos do mestre Valentim de Almeida (1729-33), representando passagens dos Cânticos dos Cânticos.
No restante espaço do claustro abrem-se ainda outras capelas e a sacristia. Esta última, ricamente decorada, apresenta elementos de pintura, escultura e talha do século XVIII.
Dos acontecimentos memoráveis na catedral, constam o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre em 1387, e o baptismo do infante D. Henrique.