sexta-feira, 18 de abril de 2014

MORRE GABRIEL GARCIA MARQUES +17.04.2014


Morre Gabriel García Márquez, gênio da literatura universal.
Morre GABRIEL GARCIA MARQUES, demente, sem memoria, mas não solitário porque o MUNDO O AMOU.

Um dos grandes autores das letras mundiais faleceu aos 87 anos
O escritor e jornalista colombiano, ganhador do Nobel em 1982, foi o criador de obras clássicas como ‘Cem Anos de Solidão’, ‘O Amor nos Tempos do Cólera’, ‘Ninguém Escreve ao Coronel’, ‘O Outono do Patriarca’ e ‘Crônica de uma Morte Anunciada’

Sobre
Cem anos de solidão, ele disse >refleti longamente...Eu não acreditava...
Para Gabriel Garcia Um escritor se permite
E o MUNDO terá mil anos de sua solidão.

Biografia
Sob um temporal extraviado, em 6 de março de 1927, nasceu Gabriel José García Márquez. Hoje, quinta-feira, 17 de abril de 2014, aos 87 anos, morreu o jornalista colombiano e um dos maiores escritores da literatura universal. Autor de obras clássicas como Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera, Ninguém Escreve ao Coronel,O Outono do Patriarca e Crônica de uma Morte Anunciada, foi o criador de um território sempre eterno e maravilhoso chamado Macondo.
Nasceu na caribenha Aracataca, uma aldeia colombiana, em um domingo romanceável, e a partir daí o menino viveria uma infância à qual voltou muitas vezes e que o transformou em um dos grandes escritores de todos os tempos. Começou a escrever ficção em 1947, com o conto A Terceira Resignação; a glória chegou em 1967, com Cem Anos de Solidão, e sua confirmação em 1982, com o Nobel de Literatura. Agora, o afilhado mais extraordinário de Melquíades se foi, para ficar entre nós um homem que criou uma nova forma de narrar; um escritor que criou um universo e uma linguagem próprios, ampliando os limites da literatura; um jornalista que amava sua profissão, mas odiava as perguntas; uma pessoa que adorava os silêncios, e com um encanto que cativou intelectuais e políticos de várias gerações e enfeitiçou milhões de leitores em todo o mundo e de toda origem.
LIVROS INESQUECÍVEIS
García Márquez vendeu mais de 40 milhões de exemplares em mais de 30 idiomas.
Romances: A Revoada (O Enterro do Diabo)(1955), Ninguém Escreve ao Coronel (1957), Má Hora (O Veneno da Madrugada) (1961), Cem Anos de Solidão (1967), O Outono do Patriarca(1975), Crônica de uma Morte Anunciada (1981),O Amor nos Tempos do Cólera (1985), O General em seu Labirinto (1989), Do Amor e Outros Demônios (1994), Memórias de Minhas Putas Tristes (2004).
Grandes reportagens: Relato de Um Náufrago(1970), Noticia de Um Sequestro (1996), Obra Jornalística Completa (1999).
Memórias (primeiro volume): Viver Para Contar(2002).
Contos: Olhos de Cão Azul (1955), Os Funerais da Mamãe Grande (1962), A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e sua Avó Desalmada (1972), Doze Contos Peregrinos(1992).
Gabriel não era pra ser o seu nome. Iria se chamar Olegario. Acabavam de badalar os sinos dominicais da missa das nove quando os gritos da tia Francisca abriram caminho, entre o ruído do aguaceiro, pelo corredor das begônias: